
Neste ano de 2015 o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) completa 100 de fundação (1915-2015). Para marcar o início dos festejos – que têm como tema “Para que minha alegria esteja com vocês” (Jo 15, 11) -, uma série de atividades está programada para o próximo fim de semana.
Na sexta-feira (14) o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite, presidirá uma Missa na Igreja São Raimundo (rua São Raimundo – Politeama de Cima), às 19h. Já no dia 15 acontecerá a Jornada de Cultura e Fé, a partir das 7h, no Terreiro de Jesus. Em seguida, os participantes visitarão por pontos turísticos e religiosos de Salvador, culminando com Missa Solene presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, às 17h, na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim.
Você conhece o MEJ?
Para saber ainda mais sobre o MEJ, a equipe do portal arquidiocesano entrevistou o diretor espiritual, padre Valson Santos Sandes. Confira!

Portal – Como funciona e qual é a proposta do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ)?
Padre Valson Santos Sandes – O MEJ é um Movimento da Igreja que busca formar meninos, meninas (adolescentes) e jovens, construindo corações ao estilo de Jesus, para que sejam colaboradores na construção do Reino. A oração e o Evangelho nos chamam a fazer da nossa vida uma Eucaristia prolongada, entregando-nos ao serviço dos demais. São meninos, meninas e jovens a caminhar com Jesus, que crescem em comunidade, protagonistas de nossa missão cristã no mundo, para servir a nossos irmãos, ao estilo de Jesus.
Portal – Qual a relação entre o MEJ e o Apostolado da Oração (AO)?
Padre Valson – O MEJ tem a mesma espiritualidade do Apostolado da Oração. O MEJ é o a “ala” jovem do Apostolado da Oração. O MEJ nasce em nível mundial, nasce do Apostolado da Oração e partilha sua espiritualidade Eucarística, que brota do Coração de Jesus.
Portal – No que se baseia a espiritualidade do movimento? No que ela difere do ministério jovem da Renovação Carismática Católica (RCC)?
Padre Valson – Em sua essência, ambos têm sua fonte maior no amor à Eucaristia. O MEJ tem um modo próprio de viver sua fé, assim como um operário, um sacerdote, uma mãe ou pai de família etc. vivem sua fé no trabalho, na vida consagrada, na família etc. A RCC também tem seu modo próprio de viver a sua fé. Mas os dois movimentos da Igreja, e por serem a Igreja, devem conduzir ao Sagrado Coração de Jesus. Todo movimento, toda pastoral, toda devoção, toda associação, deve conduzir a Jesus Eucarístico. Se assim não o fizer, ele não está cumprindo sua missão. Já nos ensina o Concilio Vaticano II, na constituição dogmática (LG) que “a Eucaristia é o centro e cume da vida cristã”.
Portal – Quando foi fundado o MEJ?
Padre Valson – O padre Francisco Xavier Gautrelet, SJ, fundador do Apostolado da Oração (AO) em 1844, quis unir o valor da oração das crianças e fundou a “Milícia do Papa”. Logo em seguida o padre Henry Ramière, SJ, incorporou-a ao AO. Pouco depois o mesmo padre Henry fundou a primeira Cruzada Eucarística, para estimular jovens e adultos à comunhão frequente. A partir desse momento a Cruzada Eucarística começou a expandir-se rapidamente pelo mundo, inclusive no Brasil.
Em 1960, a Cruzada Eucarística da França foi a Roma em peregrinação. O Papa era João XXIII, que tinha sido delegado apostólico da Santa Sé na Turquia, onde, como em outros países muçulmanos, a palavra “Cruzada” doía nos ouvidos, porque lembrava a guerra religiosa entre católicos e muçulmanos. Então o Papa João XXIII evitou saudar os peregrinos como cruzados, substituindo a denominação por Movimento Eucarístico. A partir daí o nome Cruzada Eucarística mudou para MEJ. Aqui no Brasil, somente em 1980 as Edições Loyola vieram a publicar um Manual do MEJ.
Portal – Em que momento o jovem está preparado para receber a fita do MEJ?
Padre Valson – A fita é um símbolo que significa a pertença ao MEJ e ao Apostolado da Oração. O dever dos membros é oração, trabalho com caridade, humildade e a mansidão. Não existe um tempo estabelecido para receber a fita. Cada centro, cada grupo é chamado a ter sensibilidade e convidar os meninos e meninas da comunidade de fé, geralmente saídos da Catequese (que acabaram de fazer a primeira Eucaristia) a ingressarem no MEJ. No tempo oportuno recebem a fita, são os “Aspirantes”, e estão iniciando a sua vida de pertença a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Portal – Quando o jovem do MEJ está preparado para receber a fita do Apostolado da Oração?
Padre Valson – Um jovem de maior idade, com vida de fé, inserido na comunidade e frequentando as atividades está automaticamente eleito a receber a fita de Zelador do Apostolado da Oração. Em nossa Arquidiocese existem jovens com idade inferior aos 18 anos e que já são membros do Apostolado da Oração, e colaboram com a coordenação do MEJ em sua paróquia e na Arquidiocese.
Portal – O que o MEJ representa para a nossa Arquidiocese?
Padre Valson – O MEJ está em comunhão plena com nossa Arquidiocese, representa mais uma força jovem, “construindo corações ao estilo de Jesus” busca viver as propostas de “atividades voltadas para o fortalecimento da Espiritualidade, da vivência em comunidade e preparação das bases juvenis”, em sintonia com o Setor Juventude de nossa Arquidiocese. Adaptando as atividades propostas pela Arquidiocese às nossas realidades. O MEJ é um tesouro na Igreja de Salvador.
“Que o Sagrado Coração de Jesus suscite em todos nós sempre o desejo de ‘em tudo amar e servir’, como dizia Santo Inácio de Loyola”.


por