Na Festa do Titular da Catedral Basílica, Cabido Metropolitano de Salvador acolheu novos cônegos

Na manhã desta quarta-feira (6), a Catedral Basílica do Santíssimo Salvador ficou completamente lotada por fiéis, sacerdotes, religiosos e religiosas que se reuniram para celebrar a Solenidade da Transfiguração do Senhor e a Festa do Santíssimo Salvador, Titular do templo que é a mãe de todas as paróquias da Sé Primacial do país. A celebração, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, foi marcada por dois momentos especiais: a posse dos padres Adilton Pinto Lopes, Edílson Bispo e Luís Simões como cônegos do Cabido Metropolitano de Salvador, e a Ação de Graças a Deus pelo ministério episcopal de Dom Dorival Barreto, que foi recentemente nomeado bispo da Diocese de Januária (MG).

Concelebraram a Eucaristia o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão; o bispo auxiliar eleito, Dom Gabriel dos Santos Filho; o próprio Dom Dorival Barreto; o Arquiabade do Mosteiro de São Bento da Bahia, Dom Emanuel d’Able do Amaral; o bispo da Diocese de Estância (SE) e vice-presidente do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Genivaldo Garcia; e o bispo emérito da Diocese de Camaçari (BA), Dom Giancarlo Petrini. Antes da Missa, os cônegos fizeram a Oração das Laudes.

Em clima de profunda reverência, alegria e comunhão, os novos cônegos foram oficialmente acolhidos, assumindo a missão de integrar o Cabido Metropolitano de Salvador — um colégio de sacerdotes responsável por auxiliar o Arcebispo na vida litúrgica da Catedral, especialmente nas celebrações solenes, bem como zelar pelo patrimônio espiritual e histórico da Sé.

Antes da bênção final, Dom Dorival foi homenageado pelo tempo em que esteve como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e também como secretário do Regional Nordeste 3 da CNBB. Palavras de gratidão e reconhecimento marcaram esse gesto afetuoso, evidenciando o carinho e a estima da Igreja local e da Igreja na Bahia e em Sergipe pelo bispo que, no dia 23 de agosto, iniciará uma nova missão em terras mineiras.

A celebração na Sé Primacial do Brasil evidenciou, mais uma vez, a vitalidade da fé do povo soteropolitano e o compromisso da Igreja com a missão de evangelizar, formando comunidades vivas, acolhedoras e comprometidas com o Reino de Deus.

Fotos: Sara Gomes