Quem passa pelo Caminho das Árvores, com certeza, já deve ter notado uma praça. Por muito tempo, sem os devidos cuidados, o local, até dois anos atrás, parecia abandonado. Mas os olhares do monsenhor Ademar Dantas e dos paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, se voltaram para aquele lugar. Não só os olhares, mas, também, os corações conseguiam perceber que era possível aproveitar a praça para evangelizar quem por ali passasse.
Com o esforço de todos, a praça ganhou um nome especial: Praça Nossa Senhora da Assunção. O local, onde antes quem precisava passar sentia um pouco de medo, foi ganhando uma nova configuração, passou a ser visto com “bons olhos” e, pouco a pouco, voltou a ser frequentado.
Com a praça disponível, e com o pedido do Papa Francisco para uma “Igreja em saída” ecoando, a comunidade paroquial tomou uma decisão: por que não levar para a Praça Nossa Senhora da Assunção uma festa que pudesse ser um espaço de convivência fraterna entre todos? E foi assim que nasceu o desejo do evento “Na Praça com Maria”.
“Este é um projeto em consonância com o que pede o Papa: a Igreja em saída. Isso foi fruto de experiências que foram se acumulando aqui, e nós achamos por bem fazer um evento fora do espaço da Igreja, fora da sacristia, então, desde o ano passado nós estamos organizando este projeto, que vai acontecer nos dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro, dando continuidade à festa da padroeira, celebrada em 15 de agosto”, conta o monsenhor Ademar, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.
Aos poucos, o “Na Praça com Maria” foi abraçado pelos paroquianos e começou a ganhar forma. “Quando começamos a conversar, tínhamos o espaço: a praça. Pegamos um arquiteto amigo e o levamos para saber o que daria para fazer neste espaço. Para surpresa nossa, tudo o que ele projetou coube e o pessoal assumiu. As pastorais foram assumindo as barracas”, afirma o coordenador geral da festa, José Manoel Cal Gonzalez.
Para que tudo seja realizado da maneira mais organizada possível, várias comissões foram formadas, todas compostas por paroquianos. “Estamos recebendo muitas graças. Tudo tem dado certo, Nossa Senhora tem saído na frente da gente. Aqui, na Igreja, está acontecendo uma transversalidade de pastorais, está uma efusão muito bonita”, comemora o monsenhor Ademar.
A festa
Cerca de três mil pessoas são esperadas, diariamente, para a festa “Na Praça com Maria”, que acontecerá nos dias 31 de agosto, das 18h às 22h; 1º de setembro, das 11h às 22h; e 2 de setembro, das 11h às 20h. Na ocasião, estarão disponíveis barracas com comidas italianas, alemães, portuguesas, espanholas, árabes, baianas, gaúchas, além de tortas, bolos e salgados, hambúrgueres, guloseimas, sucos, sanduíches, pizzas e tapiocas.
De acordo com o coordenador geral, toda a renda arrecadada será destinada para projetos sociais, especialmente o que é dedicado aos idosos. “Esta ação vai, principalmente, atender à comunidade local. É um projeto de continuidade, que envolve uma atenção específica para idosos, com várias ações, como curso de formação para cuidadores de idosos, curso de atenção para famílias e cuidadores etc.”, afirma José Manoel.
Além do cuidado com os idosos, a paróquia também colabora com projetos sociais de outras paróquias, como a creche de Madre Teresa de Calcutá, da Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, e um projeto da Paróquia São Cristóvão.
Ficou interessado em participar da festa “Na Praça com Maria”?
Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria paroquial (Rua das Rosas, 467, Parque Nossa Senhora da Luz, Caminho das Árvores). Toda a programação e as novidades podem ser acompanhadas através do perfil no Instagram: @napracacommaria
								
													
								
								
								
								

													
 por