
No dia 23 de abril a Arquidiocese de Salvador, por meio das mãos do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, ordenará nove novos diáconos permanentes. A Celebração Eucarística terá início às 9h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira (Garcia).
De acordo com o coordenador da Comissão Arquidiocesana de Diáconos (CAD), Itamar Mendes, com as novas ordenações a Arquidiocese passa a contar com 93 diáconos permanentes. “São mais homens no exercício da misericórdia, do cuidado com os pobres, os doentes e os excluídos. Eles representam o Cristo servo no meio do povo, em toda a Arquidiocese”, afirma.
Receberão a ordenação diaconal Abdias Figueredo, Adilson Nascimento, Álvaro de Jesus, André dos Santos, José Santos, Edson Santos, Eduardo Guimarães, Geraldo Barbosa e Hebert Silva. Cada um dos futuros diáconos se preparou ao longo de quatro anos. “Eles fizeram teologia, estágio pastoral, estudaram os sacramentos, principalmente o Batismo e o Matrimônio. Depois de ordenados eles também farão as exéquias, Celebração da Palavra junto às comunidades, levarão o Cristo Eucarístico e continuarão as obras de misericórdia, ajudando os pobres, os doentes e os excluídos”, diz o diácono Itamar.
Na Missa de Ordenação, que será presidida por Dom Murilo e concelebrada pelos bispos auxiliares e por padres, estarão presentes diáconos, seminaristas e leigos das diversas paróquias da Arquidiocese. “É o espírito do povo que suscita mais vocações diaconais. E é através da Palavra de Deus, em Atos dos Apóstolos [At 6, 1] , que tem início o diaconato, quando o povo pede e os apóstolos aceitam esses homens de boa reputação, de boa moral, para fazerem parte desse grupo ordenado”, conclui o diácono Itamar.



por