
O Grupo Oração pela Arte (OPA) lança mais um álbum musical neste mês de junho nas plataformas de streaming, e CD, no dia 9, a partir das 11h, durante Celebração Eucarística que será seguida de confraternização na Paróquia Ascensão do Senhor, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A venda do disco no dia do evento será revertida para a construção do Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton, que vai concentrar as obras sociais da comunidade paroquial, e para o 41º Encontro Nacional do OPA, que ocorrerá em Salvador.
O álbum, intitulado “Oração em clima de São João”, traz uma coletânea de 17 canções nos ritmos típicos das festas juninas: forró pé de serra, baião, xote. As músicas ressaltam a religiosidade presente nos festejos e incluem cantos voltados para as liturgias das Missas no período. “Na Bahia, as pessoas aproveitam a festa de São João mas nem lembram ou fazem a associação que é uma homenagem a um santo”, explica o advogado e músico Rodrigo Moraes, idealizador do projeto e autor de músicas do álbum, sobre sua importância, colocando que duas faixas falam sobre São João Batista.
Segundo o padre Manoel Filho, pároco que abriu as portas da Igreja no CAB para o lançamento, o “Oração em Clima de São João” ajuda a lembrar o festejado. “Se comemos, tocamos fogos e dançamos ao som do forró, é por causa de um menino que nasceu para ser o precursor do Messias, São João Batista”, disse em texto elaborado (vide abaixo).
O álbum tem o apoio cultural do Colégio Antônio Vieira, com direção musical e arranjos de Carlinhos Marques, músico compositor baiano, ex-componente do Acordes Verdes. A direção geral é de Rodrigo Moraes e Luisinho Vieira. Há participações especiais de músicos reconhecidos e de trajetória católica, tais como Adelmário Coelho, Targino Gondim, Daniel Vieira, Silvinho do Acordeon.
NAS PARÓQUIAS – Como parte do lançamento do álbum, o OPA estará realizando um Treinamento de Liderança Musical (TLM) voltado para integrantes dos cantos nas paróquias da Arquidiocese de Salvador e membros de movimentos, congregações, colégios católicos, aberto às comunidades.
O TLM, uma espécie de curso que visa formar e capacitar os líderes dos cantos da Igreja para tocar e cantar na liturgia das missas, ocorrerá no dia 7 de junho, às 19h, no Centro de Formação Dom Inocêncio (Rua Ceará, 174, Pituba), com inscrições pelo e-mail rodrigomoraes@uol.com.br, a uma taxa simbólica de R$ 10,00 para materiais, como livro de cifras e letras, entre outros.
O TLM terá a presença de Padre Casemiro Irala, fundador do OPA, e será coordenado pelo próprio Rodrigo Moraes, que também foi responsável pela direção geral do álbum.
GRUPO OPA – Fundado por Padre Casimiro Irala, o Grupo OPA existe há mais de 40 anos, com representações em diversos países do mundo e estados brasileiros. São pessoas que se reúnem voluntariamente com a intenção de rezar através da arte, e evangelizar.
FICHA TÉCNICA “ORAÇÃO EM CLIMA DE SÃO JOÃO”
Direção Geral: Rodrigo Moraes e Luisinho Vieira
Direção musical e arranjos: Carlinhos Marques
Produção executiva: Luisinho Vieira e Rodrigo Moraes
Músicos:
Géo Santos (percussão)
Carlinhos Marques (baixo e violão)
Silvinho do Acordeon (acordeon)
Backvocals: Carlinhos Marques e Angela Lopo
Capa: Hime Navarro
Arte Final: Luisinho Vieira
Gravação, mixagem e masterização: Natan Gravações – Salvador, Bahia – entre 2018 e 2019.
Assessoria de imprensa: Cannal de Ideias em Comunicação (Carla Ferreira)
Músicas e intérpretes:
01 – No amor de Cristo – Targino Gondim
02 – Canção para João – Adelmário Coelho
03 – Estar aqui – Carlinhos Marques
04 – Piedade – Carlinhos Marques
05 – Glória – Carlinhos Marques
06 – Vou ouvir a Palavra – Carlinhos Marques
07 – Na beirinha do altar – André Caldeira
08 – Santo – Carlinhos Marques
09 – Pai-nosso – Daniel Vieira
10 – Me dê um abraço – Fernanda Vieira
11 – É hora de pão e vinho – Carlinhos Marques e Angela Lopo
12 – Tão em paz – Carlinhos Marques
13 – Começa a missão – Geraldinho Lins
14 – João Batista – Luisinho Vieira
15 – Semear a Palavra – Carlinhos Marques
16 – Quem sabe se dar – Fabinho Gesteira
17 – A vida da gente – Roberto Mesquita Ribeiro (Robertinho)
SOBRE O ÁLBUM “ORAÇÃO EM CLIMA DE SÃO” – TEXTO DE PADRE MANOEL FILHO, PÁRÓCO DA ÁREA PASTORAL ASCENSÃO DO SENHOR (PARALELA), ASSITENTE ECLESIAL DO MOVIMENTO ESCALADA E APOIADOR DO PROJETO.
O São João é a maior festa popular da Bahia!!!! Talvez esta afirmação possa surpreender aqueles que sempre pensaram que era o carnaval. Sim… é o São João.
No período da festa, a capital fica vazia, e a metade dos soteropolitanos viaja para as mais de 350 cidades que promovem festas. Das maiores às menores.
Um detalhe, infelizmente: como em outras festas cristãs, tomadas pela lógica do consumo, todos se lembram da festa e quase ninguém do festejado.
A verdade é que se hoje, no Nordeste e na Bahia, em especial, comemos, tocamos fogos e dançamos ao som do forró, é por causa de um menino que nasceu para ser o precursor do Messias, São João Batista.
O CD Oração em Clima de São João nos ajuda a lembrar o festejado sem deixar de festejar e orar. Não precisa excluir um para viver o outro.
E, no caminho da roça, já podemos preparar o coração, com a beleza das canções do OPA e do seu Padre Irala, para viver as alegrias do São João.
Padre Manoel Filho.



por