
Neste sábado, 28 de outubro, foi implantada na Arquidiocese de São Salvador da Bahia a Pastoral do Esporte. O encontro que marcou o início desta caminhada aconteceu no Centro Arquidiocesano de Pastoral, da Cúria Metropolitana de Salvador, e contou com as presenças do bispo auxiliar, Dom Dorival Barreto; do vigário episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação, padre Manoel Filho; e do diretor da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, mantenedora da Rede Excelsior de Comunicação, padre Danilo Pinto dos Santos.
De acordo com Dom Dorival, a Pastoral do Esporte é a oportunidade que a Igreja tem de cuidar das pessoas que tratam da vida esportiva, nos mais diversos ambientes. “A pastoral é sempre o cuidado que nós precisamos ter com todas as pessoas, com todos aqueles ambientes onde os nossos irmãos e irmãs se fazem presentes; a pastoral é essa atitude do pastor, que vai ao encontro, que cuida, que acompanha, como o próprio Senhor nos orienta. Além de ser uma pastoral, ou seja, um cuidado que a Igreja tem, é também uma oportunidade de a Igreja estar presente nesses espaços, nesses ambientes; e o espaço e ambiente do esporte, sem sombra de dúvidas, é onde a Igreja tem muitas pessoas que professam a fé, que participam e que querem também dar as suas vidas, exercendo as suas profissões, fazendo as suas atividades esportivas, conformando as próprias vidas com os planos e os projetos de Deus”, afirmou.
Ligada ao Vicariato da Educação, Cultura e Comunicação, a Pastoral do Esporte é considerada pelo padre Manoel Filho como sendo de fronteira. “O vicariato é abrangente e nós não podemos deixar de fora o esporte, ele que transversaliza muito bem com a educação, com a cultura e com a comunicação, e com esses espaços mais amplos do mundo, da sociedade, como o turismo, o patrimônio histórico, que também fazem parte do vicariato. Então, a Pastoral do Esporte está bem inserida; foi um desejo do nosso Cardeal Dom Sergio que a gente iniciasse no âmbito do vicariato essa pastoral, para alcançar esse mundo vasto, onde tantos jovens estão inseridos. Assim, nos alegramos muito com esse grupo de jovens esportistas da nossa sociedade que abraçaram a ideia e estão aqui hoje lançando essa pastoral”, disse.
O local da primeira reunião, que foi o auditório do Centro de Pastoral, foi preparado com muito carinho. Nele estavam objetos utilizados por todos aqueles que participam os mais variados esportes, como capacetes, pranchas de surf e camisas de times. Em um lugar de destaque estavam também as imagens da Santa Dulce dos Pobres e de Santa Teresa dos Andes, esta escolhida como a padroeira da Pastoral do Esporte.
“O nosso objetivo é justamente ser mais uma ponte entre a Igreja e a comunidade, a Igreja e a sociedade. Temos a ideia dessa Pastoral do Esporte como essa ponte que vai unir também a paixão pelo esporte e o testemunho cristão. Esta pastoral é para todos, principalmente para quem ainda não pratica algum tipo de esporte, de modo a se motivar para estar conosco nessa jornada da prática esportiva, mas também do cuidado com a saúde, do corpo, da alma e da mente, dimensões trabalhadas pelo esporte”, destacou o coordenador, Marcus de Maria.
Ficou interessado? Acesse o Instagram oficial da Pastoral do Esporte, lançado hoje, e acompanhe: @pastoraldoesportesalvador
Fotos: Sara Gomes




















por