Oração: momento de intimidade com Deus

OraçãoRezar sem cessar, sem nunca desistir. Essa foi uma das ordens dadas por Jesus e que pode ser conferida no Evangelho segundo Lucas, capítulo 18, versículos de 1 a 8. Assim como Jesus instruiu os discípulos na perseverança da oração, todos os cristãos são convidados a confiar, sem medo, na misericórdia de Deus.

De acordo com o padre Elton Santana, coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional e formador da etapa Propedêutica do Seminário Central, a oração é um momento de intimidade com Deus. “A Igreja pede que rezemos porque quando olhamos para Jesus percebemos que Ele também tinha essa atitude, também se ocupava de momentos de intimidade com Deus. Além disso, com a oração a gente reconhece que, olhando para as nossas fragilidades, sozinhos nós não conseguimos vencer o mal, o pecado”, diz.

Na vida cristã esses momentos a sós com Deus são de fundamental importância. Contudo, é importante ressaltar que a vida de oração não deve ser apenas em benefício próprio, mas também em benefício do próximo. Essa prática de rezar pelos outros fez parte da vida dos santos e santas, como santa Terezinha do Menino Jesus e santa Faustina Kowalska que, em vida, recebia inspirações para rezar pelos vivos e pelas almas que padeciam no purgatório.

Mas, será que existe um passo a passo para a oração? O padre Elton afirma que existem alguns métodos, como o de São Bento, que orienta a momentos leves e ao mesmo tempo profundos, com várias paradas nas atividades ao longo do dia para se encontrar com Deus; Santo Inácio de Loyola dizia que a meta era rezar uma hora ininterrupta por dia. “Mas, diante da nossa correria, nós vemos que o ideal é que a gente busque momentos de encontros com Deus, definindo um tempo e um horário. Não precisa ser sempre o mesmo tempo e o mesmo horário, isso pode ser adaptado. O importante é que esses momentos de intimidade com Deus aconteçam”, orienta o padre Elton.

Embora a vida de oração deva fazer parte do dia a dia, às vezes acontece o desânimo que, muitas vezes, é ocasionado por momentos de provações, dores e infortúnios. Nessas horas, segundo padre Elton, a palavra de ordem é perseverança. “Para rezar nós também precisamos de ajuda. Os discípulos pediram isso a Jesus ‘Senhor, nos ensina a rezar’. E nós também precisamos pedir a Deus e a Igreja que nos ajudem. O fundamental é rezar não porque me faz bem, mas, sobretudo, para buscar a vontade de Deus”, afirma.