O padre Carlos Augusto da Cruz Silva foi empossado como pároco da Paróquia Santos Cosme e Damião, na Liberdade, em Salvador. A Celebração Eucarística com o rito de Posse Canônica aconteceu na noite de 13 de fevereiro, e foi presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho, e por padres do clero da Sé Primacial do Brasil.
“A posse do padre é uma ocasião especial para uma acolhida fraterna e comunitária. Eu, como Arcebispo, venho para entregar a paróquia aos cuidados do padre, mas também para entregar o padre aos cuidados da paróquia. O novo pároco necessita do apoio dos bispos, padres e diáconos, mas também do apoio, da oração e da participação do povo de Deus, dos fiéis, leigos e leigas, que também participam da vida da paróquia. Todos são convidados a acolher o padre que chega e a trabalhar com ele. Desde já, a minha gratidão à Paróquia Santos Cosme e Damião pela acolhida que está oferecendo ao novo pároco, o padre Carlos Augusto”, disse Dom Sergio.
Logo no início da Celebração Eucarística, Dom Sergio agradeceu ao padre Damião Jossivaldo, antecessor do padre Carlos Augusto, pelo tempo em que pastoreou esta porção eleita do povo de Deus. Em seguida, o padre Damião, enquanto vigário forâneo, leu o Decreto de Nomeação e, conforme determina a disciplina da Igreja, diante do altar, o padre Carlos Augusto realizou a Profissão de Fé.
Durante a Liturgia da Palavra, logo após o Salmo, o novo pároco recebeu das mãos do Cardeal o Evangeliário, proclamando o Evangelho. Em seguida, Dom Sergio interrogou, publicamente, o padre Carlos Augusto, que manifestou a disposição em cooperar com o Arcebispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia.
Como parte do rito de posse, o pároco empossado recebeu as chaves da Igreja e do Sacrário, fazendo uma breve adoração diante do Santíssimo Sacramento. O sacerdote também recebeu o óleo dos catecúmenos e a estola roxa, para reafirmar os Sacramentos que serão conferidos ao povo de Deus. Ao assumir o Ócio de Pároco, o padre Carlos Augusto também fez o juramento de fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé.
“É uma alegria grande, mas também uma responsabilidade de iniciar um novo caminho. Mas, se Deus chama, eu também confio nesse chamado, pois, se Ele chama, Ele também dá a graça e a força necessárias. Nesse momento sou apenas um instrumento para colaborar com a nossa Igreja Arquidiocesana, estando nessa paróquia dos Santos Cosme e Damião, onde, trazido por nosso Arcebispo, inicio o meu caminho com esse povo que tem me acolhido com muito carinho, com o coração e com os braços abertos”, disse o padre Carlos Augusto.
Fotos: Sara Gomes


















































































por