Padre Danilo Pinto é nomeado assessor da Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais

Padre Danilo Pinto dos Santos
Padre Danilo Pinto dos Santos

O padre Danilo Pinto dos Santos foi nomeado assessor da Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A carta de nomeação foi publicada no dia 12 de abril. “Confesso que estou tanto lisongeado, quanto surpreso pela nomeação. Farei o possível para cumprir bem a missão confiada, como me esforço pelo Setor Universidades, com o qual já contribuo (e continuarei)”, escreveu padre Danilo em uma rede social.

Nesta missão, padre Danilo irá coadjuvar com o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom João Justino de Medeiros, com o Arcebispo da Arquidiocese de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, OCam., e com o bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB.

De acordo com o padre Danilo, “este organismo terá o papel de fomentar o cuidado com o patrimônio material e imaterial da Igreja no Brasil, em diálogo com os órgãos governamentais e eclesiais autorizados no assunto. Como é sabido, o Brasil possui relevante acervo e contribuição, no âmbito dos bens culturais, no cenário internacional. Retrato disto é a mistura da belle epoche paraense com traços amazônidas, o barroco baiano e mineiro de influência lusitana com o matizes afro, imprimidos pelo Cabra, na Bahia, e por Aleijadinho, nas Gerais, o neogótico nas regiões sulistas de colonização alemã e italiana, e o moderno concreto em curva de Niemeyer, no Distrito Federal. Às vezes, num único canto, testemunhamos diferentes estilos, períodos e autores históricos. Este colorário de igrejas, arte sacra e tradições, são retrato da fé cristã impressa e vivenciada no país, nestes mais de quinhentos anos de anúncio de Jesus Cristo. Infelizmente, este patrimônio eclético, por carência de recursos ou desinformação, tem sido alvo de depreciação. Sem incluir nesta conta os inúmeros casos de furtos e vandalismo, recentes. Existe muito trabalho pela frente! Precisaremos contar com especialistas e gente de boa vontade, das Igrejas Particulares e dos Regionais do nosso país, no cuidado dos nossos bens culturais”, escreveu.

Aos fiéis, padre Danilo pede as orações: “me confio às orações pessoais e particulares de cada um, ao tempo único, em que agradeço à presidência da CNBB, nas pessoas do Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília, Dom Murilo Krieger, meu Arcebispo, e Dom Leonardo Steiner, secretário da Conferência Episcopal, e ao presidente da Comissão Especial, Dom João Justino, Arcebispo coadjutor de Montes Claros”.