Na manhã desta terça-feira (19), o padre Maurício da Silva Ferreira foi reconduzido ao cargo de reitor da Universidade Católica do Salvador (UCSal) por mais cinco anos. A cerimônia de recondução aconteceu no Campus de Pituaçu e foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que é o grão-chanceler da UCSal, e contou com as presenças de autoridades civis e religiosas, alunos e funcionários da instituição de ensino.
A gestão do padre Maurício terá início no dia 28 de dezembro deste ano e seguirá até o dia 27 de dezembro de 2022. “A recondução do padre Maurício é uma excelente ocasião para refletir sobre o sentido e o papel de uma universidade ligada à Igreja. Mas antes uma observação: julguei necessária essa recondução para que o padre Maurício possa dar sequência ao projeto de se criar uma nova UCSal. Nos quatro anos de reitoria, que estão terminando, foram dados inúmeros e necessários passos, mas ainda há muito o que fazer e o processo em questão precisa de um renovado empenho para que o sonho dessa nova UCSal se concretize”, disse Dom Murilo aos presentes.
O Arcebispo lembrou, ainda, que um dos grandes desafios de uma universidade católica hoje é o de transmitir aos jovens e adultos valores e princípios vitais, não só para ajudá-los a crescerem e amadurecerem individualmente, mas também para contribuírem na construção do bem comum. “Uma universidade católica é um lugar que possibilita um desenvolvimento cultural, a formação profissional. Ela representa uma ocasião e uma oportunidade para compreender o presente e para imaginar o futuro da sociedade e da humanidade”, afirmou.
O reitor reconduzido, padre Maurício, apresentou um breve resumo do que foi realizado ao longo dos quatro anos de reitoria (2013 a 2017), como a construção de um restaurante universitário, planejamento da Pastoral Universitária, novas políticas pedagógicas, uso de novas tecnologias, criação de espaços de formação e atualização de professores, criação da pró-reitoria de extensão, reformas administrativas, reestruturação e reposicionamento da marca da universidade, reformas físicas da biblioteca, espaço de acolhimento de funcionários e colaboradores e criação de uma unidade de enfermagem com atendimento à comunidade.
“Eu avalio estes quatro primeiros anos que estive como reitor da UCSal como uma experiência positiva, uma experiência muito importante e rica do ponto de vista pessoal, mas também do ponto de vista social. Foi um período muito intenso, foram anos conturbados para todo o Brasil e apesar de tudo isso tivemos sinais vivos de esperança, de reforma, de inovação e isso foi muito importante”, disse o padre Maurício.
Mas o olhar do padre Maurício já está voltado para o futuro. “A meta para os próximos cinco anos é aquela que se direcionará pelo desenvolvimento da prática do ensino, agora aliada à pesquisa e extensão de um modo mais sistemático, orgânico. Educação não é apenas ficar sentado no banco; educação é levantar-se e tocar a vida para a frente”, afirmou o padre.
Fotos: Sara Gomes
















por