
O Cardeal Dom Sergio da Rocha empossou, no último fim de semana, os padres Gil André Peixinho Vieira e Josuel Jesus da Silva como párocos das paróquias Nossa Senhora da Conceição (Itapuã) e Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II (Uruguai), respectivamente. As Celebrações Eucarísticas aconteceram nos dias 5, às 19h, em Itapuã; e 6 de fevereiro, às 9h, no Uruguai.
Em ambas as posses canônicas, as Missas foram concelebradas por padres do clero da Arquidiocese de Salvador e da Diocese de Camaçari. Devido às restrições sanitárias em virtude da pandemia, houve limite no número de fiéis, e quem não pôde estar presente fisicamente teve a oportunidade de acompanhar as transmissões, em tempo real, pelos perfis das paróquias nas redes sociais.
“Há 14 anos, por aqui eu passei para fazer o estágio como diácono. Me ordenei e fui enviado para Nova Brasília de Itapuã, Cruz das Almas e depois para o Seminário. É uma alegria muito grande ter cumprido a missão de quase 8 anos na formação e agora retornar a essa missão de paróquia, em contato com o povo. Nestes tempos tão difíceis da pandemia, nós vemos o quanto o povo está necessitado dos pastores para ajudar e auxiliar a enfrentar essas dificuldades que o mundo tem sofrido”, disse o padre Gil André.
Logo no início de cada uma das Missas, o Cardeal manifestou agradecimentos aos párocos anteriores, bem como expressou a alegria em acolher os novos. Em seguida, aconteceram as leituras da Provisão de Pároco, documento que declara a tomada de posse e apresenta o que compete ao sacerdote na missão assumida, e a Profissão de Fé.
Antes da Proclamação do Evangelho, o Cardeal entregou aos novos párocos das paróquias Nossa Senhora da Conceição (Itapuã) e Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II (Uruguai) o evangeliário, que é o livro dos Evangelhos; e, após a homilia, os sacerdotes foram interrogados por Dom Sergio sobre a disposição de cooperar com o Arcebispo, trabalhando com ele e cuidando com zelo das paróquias assumidas.

Também das mãos do Arcebispo, os párocos receberam as chaves da Igreja e do sacrário, abrindo-o e fazendo uma breve adoração. Foram entregues, ainda, o óleo dos catecúmenos, administrado no Sacramento do Batismo; e a estola, recordando o Sacramento da Penitência.
“Deus tem os Seus propósitos e as Suas graças em nossas vidas. Para mim é um tempo novo, uma experiência nova. Espero em Deus que a Sua misericórdia me alcance nesse tempo, nesse lugar onde pisaram três santos. À eles, peço que me ajudem a ajudar na vida pastoral dessa paróquia”, disse o padre Josuel.
Para conferir fotos da posse canônica do padre Gil André, clique aqui.
Para conferir fotos da posse canônica do padre Josuel Jesus, clique aqui.
Fotos: Sara Gomes



por