O primeiro dia da XIV Semana de Formação em Políticas Públicas, promovida pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), proporcionou aos participantes uma reflexão sobre o tema “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça e promovem a paz” (Mt 5, 1,4). A mesa foi conduzida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, ao lado de Altair Pacheco, da Casa Sol, e Josélia Duarte, educadora da Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (ACOPAMEC), no auditório da Cúria Bom Pastor (Garcia).
Durante sua participação, Dom Murilo aprofundou o significado da compaixão, que, de acordo com ele, implica uma postura que não expressa indiferença em relação aos sentimentos dos outros. “Jesus tinha compaixão, porque a dor das pessoas que encontrava era a sua dor. E Ele ia ao encontro do outro promovendo a cura”, explicou. A reflexão do arcebispo apontou que ter compaixão não é assumir uma conduta paternalista, mas, sim, doar-se, colocar-se à disposição do outro.
“A Asa, em especial através da Pastoral do Menor, promove este encontro mostrando que a verdadeira fé desdobra-se num compromisso diante dos pobres”, afirmou o arcebispo, para quem este é o braço da Igreja que deve ser o motor propulsor para promover a solidariedade. E citou as palavras do papa Bento XVI: “O amor ao próximo radicado no amor a Deus é dever de todos os fiéis. O amor tem necessidade também de organização enquanto pressuposto do serviço comunitário e ordenado”, lembrou.
A proposta de emenda constitucional que tramita no Congresso Nacional sobre a redução da maioridade penal também foi trazida para a mesa por Dom Murilo, que citou dados do Mapa da Violência de 2012. Segundo a publicação, no referido ano 56 mil assassinatos foram registrados no Brasil e o grupo social mais atingido foi o dos adolescentes, com 53,5% das mortes. “Atribui-se aos adolescentes a principal causa dos crimes que se multiplicam por aí, mas eles são vítimas”, avaliou.
Antes dos debates, a Camerata de Violões da Universidade Católica do Salvador se apresentou, interpretando clássicos da música brasileira, como “Lamento Sertanejo”, de Luiz Gonzaga, e internacional, entre elas, “Yesterday”, dos Beatles.
Fotos: Luana Assiz



por