Papa: não podemos permanecer indiferentes. Oração e jejum pelo Afeganistão

“Não podemos ficar indiferentes!”

O Papa Francisco foi contundente ao falar do Afeganistão, neste domingo (29), ao final da oração do Angelus. O Pontífice afirmou que acompanha com grande preocupação a situação no país e é partícipe do sofrimento das pessoas que perderam familiares e amigos nos ataques suicidas da quinta-feira passada, e também das pessoas que buscam ajuda e proteção.

O apelo do Papa é para que se continue a assistir os necessitados e a rezar para que o diálogo e a solidariedade levem a estabelecer uma convivência pacífica e fraterna, oferecendo esperança para o futuro do país. Francisco confiou à misericórdia de Deus os mortos e agradeceu a quem trabalha para ajudar a “população tão provada”, em especial as mulheres e as crianças.

“Em momentos históricos como este, não podemos permanecer indiferentes: a história da Igreja nos ensina isto. Como cristãos, esta situação nos compromete. Por isso, dirijo um apelo a todos para intensificar a oração e a praticar o jejum: oração e jejum, oração e penitência. Este é o momento para fazê-lo. Estou falando seriamente: intensificar a oração e praticar o jejum, pedindo ao Senhor misericórdia e perdão”.

O risco de ataques 

A ameaça de ataques no Afeganistão permanece elevada, enquanto os Estados Unidos continuam a correr contra o tempo para retirar todo o seu pessoal do país até 31 de agosto. A ameaça é crível, segundo Washington, o que não exclui atos terroristas mesmo em solo estadunidense.

Os milicianos, que agrediram os civis que faziam fila nos caixas eletrônicos para sacar dinheiro, dizem estar prontos para assumir o controlo total do aeroporto em breve, logo que os militares e civis dos EUA partirem. Entretanto, eles isolaram todo o aeroporto, impedindo o acesso aos afegãos que ainda esperam ser evacuados do país, dos quais 100.000 ficaram retidos. Itália e Reino Unido já enceraram a ponte área. Na próxima semana, os talibãs afirmam que será anunciado o novo governo, enquanto já foram cortaram quase todas as redes de Internet e telecomunicações na província nordeste de Panshir, uma das duas áreas, juntamente com a de Baghlan, não controlada por eles, mas pelos homens da resistência.

A situação da infância

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) adverte que há 300.000 crianças necessitadas de ajuda. Muitos foram obrigados a abandonar as suas casas após a chegada dos talibãs e um milhão de crianças com menos de cinco anos sofrem de desnutrição grave. Além disso, mais de 4 milhões de crianças, incluindo mais de 2 milhões de meninas, estão fora da escola.

Fonte: Vatican News