Festa para São Jorge no Jardim Cruzeiro

São JorgeCom o tema São Jorge um testemunho sempre atual, os devotos de São Jorge celebram a festa do padroeiro. Na paróquia dedicada a ele (rua Rosalvo Barbosa Romeu, s/n – Jardim Cruzeiro), os festejos terão início na próxima quarta-feira (20), quando acontecerá a abertura do tríduo, às 19h. Nos dias seguintes (21 e 22) a comunidade se reúne neste mesmo horário.

No dia de São Jorge (23), haverá alvorada às 5h e Missas às 8h e 13h. A partir das 16h terá início a caminhada, que sairá do Largo de Roma até a Matriz da paróquia São Jorge. Durante todo o percurso, um paroquiano estará representando o santo. A Missa festiva será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, às 19h.

São Jorge

Nascido por volta do século III, na Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, e filho de pais cristãos, Jorge aprendeu ainda na infância a ser obediente a Deus e a crer em Jesus Cristo como o seu único Salvador. Após a morte do pai, mudou-se para a Palestina com sua mãe, onde foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e, aos 23 anos, já exercia altas funções na corte imperial.

Na época, o imperador Diocleciano planejava mandar matar todos os cristãos e, no dia em que o senado confirmaria o decreto imperial, Jorge declarou-se espantado com a decisão e passou a afirmar que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses, e defendeu somente a fé em Jesus Cristo. Ao ouvi-lo, o imperador mandou torturá-lo até que ele negasse a fé em Jesus, entretanto Jorge continuou firme como servo de Deus e não fez o que o imperador queria. Insatisfeito com a postura de Jorge, Diocleciano mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303.