Paróquia Nossa Senhora da Luz comemora 40 anos da missa com crianças

AniversárioPassaram-se 40 anos, as crianças cresceram, outras chegaram, mas a alegria e a espontaneidade continuam iguais. Perto das 17h, do sábado, o movimento da praça Nossa Senhora da Luz  intensifica-se e o burburinho dos meninos e meninas aumenta, anúncio de que é chegada a hora da missa com crianças na igreja Nossa Senhora da Luz.

A primeira missa com crianças foi celebrada no dia 20 de outubro de 1974, por frei José Fernandes, que hoje mora em Porto Rico, e desde então, os sábados não foram mais os mesmos. A iniciativa partiu de um grupo de jovens senhoras, moradoras da Pituba, que tinham o sonho de ver os pequeninos mais ativos na comunidade.

Para marcar os 40 anos, frei José Fernandes virá ao Brasil especialmente para celebrar uma missa festiva, no dia 13 de setembro, às 17h, na igreja Nossa Senhora da Luz. “O marco não é somente dos 40 anos da missa com crianças, mas a celebração de uma forma de catequese tão importante e que hoje existe em diversas igrejas espelhadas pela cidade”, afirma Regina Campana, catequista da Nossa Senhora da Luz.

Regina completa dizendo que “a missa com crianças é uma celebração onde meninos e meninas vivem uma experiência religiosa, desde a primeira infância, cantando e fazendo gestos, como uma forma de oração”, diz.

A celebração é também uma forma de catequese para os adultos. “Eu não tinha religião! Com os meninos eu queria diferente, pois achava (hoje tenho certeza) que pessoas com Deus e com fé são mais felizes. Em 1981 passei a levá-los à missa com crianças. Cristo me cativou e logo passei a ser ajudante na missa. Fiz Cursilho, encontros, EVC, retiros e um dia fui convidada por Pe. Jaime para ser catequista, já era 1986. O tempo passou e hoje meu filho Marcus é contador de história e a filha dele, de nove anos, também proclama A Palavra”, conta Miriam da Cruz Silva.

Texto: Fabiane Pita