Paróquia Nossa Senhora das Candeias acolheu novos pároco e vigário paroquial

Padre Adilson é o novo pároco

A Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Pituaçu, Salvador, acolheu na noite da última quinta-feira (15 de fevereiro) o novo pároco, padre Adilson Ferreira de Oliveira; e o o novo vigário paroquial, padre Thiago Pedro da Silva, ambos da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas). A Santa Missa com o rito de posse foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Valter Magno de Carvalho.

Após ser apresentado à comunidade, por meio da leitura da provisão de pároco, assinada pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e pelo chanceler da Arquidiocese, cônego Ademilton de Santa Bárbara, o padre Adilson fez a Profissão de Fé e renovou o juramento de obediência à Igreja. Na ocasião, também foi lida a nomeação do novo vigário.

Das mãos de Dom Valter, o padre Adilson recebeu o evangeliário – livro dos Evangelhos -, proclamando a leitura logo em seguida. “Cada um é chamado a cuidar do rebanho, segundo o critério do Bom Pastor. Por isso, a nossa missão, quer dos padres, quer dos bispos, é a de agir na Pessoa de Jesus. A Igreja envia esses dois irmãos para que eles possam cuidar desse rebanho, segundo o modelo do Bom Pastor, Jesus Cristo”, disse Dom Valter durante a homilia. Ao voltar o olhar para os sacerdotes que passam a pastorear essa porção eleita do povo de Deus, o prelado reforçou: “A missão dos senhores, por primeiro, é rezar por esse povo que lhes é confiado. Fiquem firmes na presença do Senhor, finquem raízes no Senhor”, concluiu.

A Comunidade também acolheu o novo vigário paroquial, padre Thiago Pedro

Ao padre Adilson competem, como pároco, diversas funções, entre elas anunciar a Palavra de Deus e organizar a catequese; formar a comunidade de fé, culto e caridade; animar a vida sacramental; orientar a Liturgia segundo as normas da Igreja; promover a formação e a ação dos leigos; promover a Pastoral Vocacional; tratar com carinho os pobres, os doentes, os aflitos e os abandonados; aplicar a Missa pelo povo que lhe é confiado nos domingos e dias de preceito; supervisionar a administração da Igreja Matriz e das capelas da paróquia; ordenar as atividades pastorais com atendimentos especiais nas casas pastorais e de saúde no território paroquial; cuidar do arquivo paroquial; manter atualizados os livros paroquiais; conceder as dispensas ou comutações previstas no Código de Direito Canônico.

Já ao vigário paroquial, padre Thiago Pedro, a provisão destaca que o sacerdote “deverá exercer o seu ofício de acordo com as faculdades, direitos e obrigações inerentes à sua função e constantes da legislação comum do Código de Direito Canônico (545/548), com delegação geral para presidir as celebrações matrimoniais desta paróquia (c.c.1108 e 1111 §1)”.

Fotos: Sara Gomes