Paróquia Santa Cruz acolheu o padre Rutinaldo Gonzaga como novo pároco

Momento no qual o padre Rutinaldo recebeu o evangeliário – Foto: Sara Gomes

O padre Rutinaldo Gonzaga, atual formador do Seminário São João Maria Vianney, tem, a partir de agora, uma nova missão: pastorear, como pároco, a Paróquia Santa Cruz, no Engenho Velho da Federação. Para oficializar este chamado, neste domingo (13), foi celebrada a Missa com o rito de posse canônica, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. “Nós aqui estamos para acolher o nosso novo pároco e participar da posse canônica, que, na verdade, é o início do trabalho, do serviço de pároco a ser prestado por ele”, disse o Cardeal.

A Celebração Eucarística, que aconteceu na Matriz, teve o número de fiéis limitado devido a pandemia, e seguiu os protocolos sanitários para a não disseminação do novo coronavírus. Logo no início, o reitor do Seminário e vigário judicial do Tribunal Eclesiástico, padre Alberto Montealegre, leu a provisão que outorga ao padre Rutinaldo a função de pároco. “Quero agradecer ao padre Rutinaldo, de modo especial, pela disponibilidade pronta e generosa para assumir essa nova missão que a Igreja lhe confia. Padre Rutinaldo vai continuar a ser formador do nosso seminário, mas vai, também, se dedicar à Paróquia Santa Cruz, contando com a  graça de Deus, contando com  os colegas padres e contando com você, com a sua oração, amizade e colaboração na pastoral e na missão da paróquia”, disse Dom Sergio aos paroquianos.

Na oportunidade, o Cardeal agradeceu, ainda, ao cônego Lázaro Muniz, que antecedeu ao padre Rutinaldo. “Eu quero publicamente expressar o meu agradecimento profundo ao cônego Lázaro, que aqui esteve como pároco neste último período. Eu agradeço juntamente com vocês, de todo o coração, por este tempo em que ele esteve de maneira tão generosa à serviço da paróquia”, disse.

Como parte do rito de posse, o padre Rutinaldo recebeu das mãos de Dom Sergio o evangeliário e proclamou a leitura do Evangelho. Logo após a homilia, foram entregues ao sacerdote as chaves da Igreja e do sacrário, o óleo dos catecúmenos e a estola roxa, simbolizando os sacramentos que serão concedidos aos fiéis, por meio da graça de Deus que age no sacerdote.

“Mais uma vez, coloco-me à disposição da Santa Igreja, sobretudo desta Igreja Particular, como sempre fiz, em comunhão de oração e participação, nesse espírito da sinodalidade, Os seminários devem formar discípulos-missionários enamorados do Mestre, pastores com cheiro de ovelhas, que vivam no meio delas para servi-las e conduzi-las à Misericórdia de Deus. Por isso, tendo a grande satisfação de ser nomeado pároco desta porção e continuando com a minha missão de formador do Seminário São João Maria Vianney, saliento que a Paróquia Santa Cruz está sendo confiada ao Seminário, não somente a mim, pois o Arcebispo deseja que possamos, juntos, construir – seminário e paróquia – um polo vocacional, um território sacerdotal”, destacou o novo pároco.

Clique aqui e confira outras fotos!

Fotos: Sara Gomes