Paróquia Santa Cruz celebra novenário em preparação à Festa da Exaltação da Santa Cruz

Foto: Pascom da Paróquia Santa Cruz

Motivados pelo tema “Jesus Cristo, nossa esperança”, a Paróquia Santa Cruz (Engenho Velho da Federação) realiza, de 05 a 15 de setembro, o tradicional novenário e festa em honra à Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores. Nestes dez dias de celebrações, os fiéis e devotos terão a oportunidade de viver intensamente a espiritualidade, a fé e a devoção que marcam este período especial para a comunidade.

A programação inclui Missas diárias às 19h, exceto aos sábados e domingos, quando as celebrações serão realizadas às 18h. O novenário inclui também a participação ativa dos grupos, pastorais e ministérios nas atividades voltadas para as famílias, os jovens, além dos comerciantes, profissionais de saúde e professores que atuam no bairro. É importante destacar que, no dia 6, durante a Celebração, jovens e adultos receberão o Sacramento da Crisma, que será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão.

A cada noite, quem desejar poderá realizar gestos concretos, por meio da doação de copos descartáveis (5 de setembro), material de limpeza (6 de setembro), arroz (7 de setembro), café (8 de setembro), açúcar (9 de setembro), feijão (10 de setembro), leite (11 de setembro), farinha (12 de setembro) e fubá de milho (13 de setembro). Durante os festejos, logo após a novena, haverá a quitanda da comunidade com a venda de doces, salgados e outros lanches, que terão a renda revertida para a manutenção da paróquia.

No dia da Festa da Exaltação da Santa Cruz (14), a programação terá início com a alvorada às 7h e, ao mesmo tempo, uma procissão com saída do Seminário São João Maria Vianney em direção à Matriz. A Missa Solene será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Gabriel dos Santos Filho.

Ainda como parte dos festejos, no dia 15 de setembro – Festa de Nossa Senhora das Dores – os fiéis rezarão o Ofício de Nossa Senhora às 18h, e participarão da Missa Solene às 19h, sob a presidência do reitor do Seminário São João Maria Vianney, cônego Alberto Montealegre.

Para o pároco, padre Rutinaldo Gonzaga, o novenário é um convite a todos para renovar a fé e reafirmar a importância da vivência comunitária. “Este é um tempo de graça, em que a comunidade se reúne para celebrar a cruz de Cristo e a presença amorosa de Nossa Senhora das Dores. Queremos que cada família se sinta acolhida e fortalecida para seguir vivendo a esperança que nasce da fé”, disse.