Os devotos de São João Batista estão em festa. Com o tema “São João Batista, missionário e precursor da misericórdia”, a única paróquia dedicada ao santo na Arquidiocese de Salvador realiza um novenário de 15 a 23 de junho, sempre às 19h, na matriz (avenida Vasco da Gama, nº 263 – Vila América).
No dia dedicado a São João Batista (24), o bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão, presidirá a Missa dos Devotos, às 10h. Já às 16h haverá a Missa pela saúde, celebrada pelo padre José Carlos. A Missa Solene em honra ao padroeiro acontecerá às 19h, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.
É importante ressaltar que durante o novenário a comunidade é convidada a realizar gestos concretos, por meio de doações: arroz (dias 15 e 23 de junho), açúcar (dias 16 e 21), café (dia 17), feijão (dia 18), leite (dia 19), desinfetante (dia 20 e papel higiênico (dia 22).
João Batista
Filho de Zacarias e de Isabel, que era prima de Maria (Mãe de Jesus), João Batista foi o precursor de Jesus. João, cujo nome significa “Deus é propício”, pregava um batismo de penitência e batizou muitos judeus, inclusive Jesus, no Rio Jordão. Daí a origem de ser chamado Batista, porque batizava com água.
A mando do Rei Herodes, João foi aprisionado e levado para a fortaleza de Macaeros, onde foi mantido por dez meses. O motivo deste aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução. Herodíades, por intermédio da filha Salomé, conseguiu que Herodes matasse João Batista e entregasse a sua cabeça numa bandeja.
São João Batista é o único santo que tem o nascimento (24 de junho) e o martírio (29 de agosto) celebrados pelos cristãos.



por