Com o objetivo de articular a ação evangelizadora no ambiente escolar, a Pastoral da Educação (PE) realizará no dia 11 de novembro, às 14h30, um encontro com as escolas católicas, escolas comunitário-paroquiais e escolas privadas, no Centro Arquidiocesano de Pastoral – Cúria Bom Pastor (avenida Leovigildo Filgueiras, 270 – Garcia).
A cada ano a Pastoral da Educação tem o compromisso de revisar a caminhada pastoral, como passo significativo no caminho da permanente evangelização. Por isso, o encontro terá, ainda, como finalidade avaliar as ações pastorais da PE no ano de 2016, bem como planejar as atividades pastorais de 2017.
Pastoral da Educação
A Pastoral da Educação é a ação evangelizadora organizada da Igreja no mundo da educação, que pretende desenvolver processos e ações pastorais no âmbito educacional para realizar a ação evangelizadora e contribuir com a humanização da sociedade.
As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil propõem: “A sensibilidade para a missão, a solidariedade e o compromisso sócio-transformador levam a Igreja a assumir novas realidades que marcam a vida do povo brasileiro. À luz da fé, estas realidades são consideradas novos areópagos, ou seja, lugares para onde a atenção evangelizadora se deve voltar”. O mundo da educação é um areópago prioritário e a Pastoral da Educação é chamada a atuar aí decisivamente, formando educadores discípulos missionários.
Na Arquidiocese de Salvador a iniciativa para a implantação da Pastoral da Educação surgiu com a Pastoral Universitária (PU), que elaborou o projeto “Incubadora Pastoral”, que visa oferecer condições para que sejam formadas a Pastoral da Cultura, a Pastoral da Educação e o Setor de Ensino Religioso, tal como organizadas, em no âmbito nacional, na Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Nesta fase inicial, dentro da incubadora de pastorais, a pastoral deve cumprir metas como a identificação e a formação de agentes de pastoral, a construção de um projeto piloto de Pastoral de Educação e o planejamento da comunicação pastoral.
Mais informações sobre o encontro com Leonardo Matos pelo e-mail: culturaprimaz@gmail.com ou ainda pelo telefone (71) 4009-6614.



por