
Nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a Pastoral da Juventude (PJ) realizou a 5º Ampliada Arquidiocesana da PJ. O objetivo do encontro foi apresentar a proposta pastoral a partir da organização pedagógica da PJ, fortalecer e acompanhar os grupos de base para que os jovens vivenciem um Cristo amigo, companheiro e libertador.
O encontro teve a participação da coordenação arquidiocesana e das lideranças dos grupos de base. O tema da ampliada foi “Se é pra ir à luta: eu vou” (Zé Vicente) e contou com a assessoria no marco situacional com a análise de conjuntura de Hildete Emanuele, analista de juventude; no marco iluminativo com Amanda Dantas, articuladora da Cáritas no Regional NE3, e no marco operativo com Eliane Silva e Jaqueline Daiane, assessoras da PJ Salvador.
Na ocasião, teve início o processo de construção do plano pastoral e do calendário de atividades para 2015, junto com as lideranças, que será norteado pela iluminação bíblica: “A mulher disse a Jesus: ‘Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise vir aqui para tirar’ […] A mulher disse a Jesus: ‘Eu sei que vai chegar um Messias (aquele que se chama Cristo); e quando chegar, ele nos vai mostrar todas as coisas’. Jesus disse: ‘Esse Messias sou eu, que estou falando com você’. […] Então a mulher deixou o balde, foi para a cidade e disse para as pessoas: ‘Venham ver um homem que me disse tudo que eu fiz. Será que ele não é o Messias?’ O pessoal saiu da cidade e foi ao encontro de Jesus.” (Jo 4, 15; 25-26; 28-30).


por