Pastoral do Menor realiza assembleia em preparação ao encontro nacional

A IX Assembleia Nacional da Pamen acontecerá em novembro deste ano.
A IX Assembleia Nacional da Pamen acontecerá em novembro deste ano.

Em preparação a IX Assembleia Nacional da Pastoral do Menor (Pamen) será realizada pela Pamen da Arquidiocese de Salvador uma assembleia arquidiocesana. O evento será no dia 19 de maio, na matriz da paróquia Jesus Cristo Ressuscitado, em Plataforma, das 8h30 às 16h30.

Podem participar da assembleia os agentes da Pastoral do Menor que atuam em toda a Arquidiocese. Nesta preparação haverá momentos de estudo, reflexão, decisão e de celebração pelos 40 anos de história da Pamen.

Com o tema “Pastoral do Menor clama por justiça e misericórdia” e o lema “Bem aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”(Mt 5,6), a assembleia terá como símbolo as mãos que representam a chamada de atenção e os clamores de meninos e meninas do Brasil que sofrem violações dos direitos humanos.

Na oportunidade será retomada a discussão sobre o significado da presença da pastoral no mundo, bem como compreender e aprofundar profeticamente a posição pastoral, evangélica e sociopolítica que identifica cada agente, interna e externamente, como membro da Pastoral do Menor.

A metodologia utilizada para a reflexão sobre o tema central será a do VER, AGIR e JULGAR. A programação conta com uma mesa temática, com os quatro clamores que têm norteado as ações da Pamen nos últimos três anos: redução da maioridade penal, o abuso sexual a criança e ao adolescente, a erradicação do trabalho infantil e as medidas socioeducativas.

A tarde serão formados subgrupos que trabalharão com os símbolos do ver (as mãos), do agir (a balança da justiça) e do julgar (o sagrado coração). Como gesto concreto serão construídas mãos com os cinco clamores mais significativos. Para concluir a Assembleia haverá a bênção de envio para os dois delegados que irão representar a Pamen na Assembleia Nacional.