Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama – estratégia itinerante

Câncer de mamaA Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) desenvolve desde 2011 o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama – Estratégia Itinerante, contribuindo com a identificação precoce, o diagnóstico e encaminhamento para tratamento das mulheres com diagnóstico positivo para esta patologia.

No período de outubro de 2011 a junho de 2014 foram realizadas mais de 170 mil mamografias, em mais de 275 municípios do interior do Estado.

Em setembro de 2014 a estratégia estará na Vila Militar do Bonfim, para uma Ação em parceria com Polícia Militar da Bahia, onde será realizado o Rastreamento do Câncer de Mama em mulheres de 50 a 69 anos.

Esta ação tem o propósito de contribuir com o diagnóstico precoce do Câncer de Mama no município de Salvador.

A parceira entre a Secretaria Estadual da Saúde e a Polícia Militar da Bahia, tem se configurado uma experiência bem sucedida, como nas ações anteriores do Outubro Rosa e na Estratégia Saúde em Movimento e o Pacto pela Vida.

Considerando que as Bases Comunitárias de Segurança cumprem um papel importante de integração com as comunidades, esta parceira permite a ampliação do acesso aos serviços às mulheres da comunidade soteropolitana.

PROGRAMAÇÃO

A ação consiste na realização da 1ª FASE – Mamografia, da 2ª FASE – Exames complementares para diagnóstico e 3ª FASE – Encaminhamento das mulheres com diagnóstico confirmado para tratamento em Unidade de Referência.

Período de atendimento: até 30 de setembro de 2014 (incluindo os sábados e domingos).

Horário: 7h às 18h

Local de atendimento: Vila Militar do Bonfim – Av. Dendezeiros s/n

Público-alvo: mulheres de 50 a 69 anos do município de Salvador, com mais de um ano que fizeram mamografia.

Acesso: Será realizado o cadastro prévio através das Bases Comunitárias de Segurança que disponibilizará o crachá de acesso ao serviço. Para o cadastro é necessário Cartão SUS e Identidade. Especialmente no sábado e domingo o cadastro poderá ser feito na 17ª Companhia da Polícia Militar ao lado da Vila Militar.

As demais Bases Comunitárias de Segurança são: BCS Uruguai, BCS Nordeste de Amaralina, BCS São Caetano, BCS Faz. Coutos, BCS Chapada do Rio Vermelho, BCS Rio Sena, BCS Águas Claras, BCS Calabar, BCS Bairro da Paz e BCS Santa Cruz.

Quantitativo/dia: 280 mulheres/dia (CONFORME AGENDAMENTO)