Programação da Festa do Bonfim 2015 e mudanças nas festas da Colina foram apresentadas durante coletiva de imprensa

CapaNa amanhã desta sexta-feira (7), a Arquidiocese de Salvador apresentou a programação da Festa do Senhor do Bonfim 2015, que terá como tema Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai. O evento foi conduzido pelo reitor da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva, e pelo juiz da Devoção ao Senhor do Bonfim, Arthur Napoleão Carneiro Rêgo.

Como parte da programação está a lavagem do adro da Basílica que, desde o ano de 2014, é conhecida como Lavagem de Corpo e Alma e tem como objetivo resgatar a dimensão da piedade popular e penitencial da caminhada e evangelizar pelo testemunho, anúncio da Boa Nova e denúncia de tudo o que fere a dignidade da pessoa humana e destrói a vida. “Queremos que a Festa do Senhor do Bonfim possa marcar a cidade, tanto espiritualmente como enquanto acontecimento de expressão da fé do povo”, afirmou o padre Edson.

Assim como este ano, os devotos que participarem da Festa do Bonfim em 2015 poderão adquirir um kit formado por camisa, boné e garrafinha de água benta em forma de cântaro para ser abençoada na chegada à Colina. “A lavagem é um espaço democrático, aberto a todos, e nós queremos marcar presença”, disse o padre Edson.

Além da programação, padre Edson aos jornalistas falou sobre as mudanças nas datas de outras solenidades que fazem parte das Festas da Colina, ou seja, a partir do próximo ano as homenagens a São Gonçalo e a Nossa Senhora da Guia, que acontecem há mais de dois séculos no mês de janeiro, serão transferidas para o 1º domingo de outubro e para o 2º domingo de novembro, respectivamente.

Coletiva2Durante a coletiva foi anunciado, ainda, que entre 1º de dezembro e 28 de fevereiro a Basílica do Bonfim ficará aberta das 7h às 21h, sendo que sextas e domingos a primeira Missa será às 6h30. Neste período, os devotos contarão com o atendimento de diáconos. Atualmente o templo funciona às segundas, terças, quintas e sábados, das 6h30 às 18h; e sextas e domingos, das 6h às 18h.

Campanha Amigos do Senhor do Bonfim

Conhecida por ser um local de peregrinação e pela devoção ao Senhor do Bonfim, a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim é também um local de acolhida. Para atender aos fiéis e turistas que visitam o templo todos os dias, seja para pedir ou para agradecer por uma graça alcançada, a Basílica promove a campanha Amigos do Senhor do Bonfim.  A iniciativa tem como objetivo motivar homens e mulheres a se envolverem ainda mais de perto com as obras desenvolvidas no templo, bem como garantir a manutenção de cada espaço.

A campanha, que teve início este ano, já conta com três mil colaboradores e atende a 500 famílias. O dinheiro arrecadado possibilita o pagamento dos 23 funcionários, a manutenção do Centro Comunitário Senhor do Bonfim e o desenvolvimento de ações, como o acompanhamento e a formação de 130 ambulantes que ficam no entorno da Basílica. “Os interessados em colaborar, devem entrar em contato com a Basílica. Cada pessoa cadastrada recebe uma carta e um boleto bancário para contribuir”, disse o juiz da Devoção do Senhor do Bonfim, Arthur Napoleão.