Programação do Ano Jubilar Arquidiocesano terá início no dia 22 de fevereiro

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia celebra, em 2026, dois marcos históricos de grande relevância para a Igreja no Brasil: 475 anos de criação da Diocese de Salvador (1551) e 350 anos de sua elevação à condição de Arquidiocese (1676). Primeira do país, esta Igreja Particular ocupa lugar central na história da evangelização, da organização eclesial e da vivência da fé católica em terras brasileiras. Celebrar este tempo é reafirmar a missão evangelizadora, valorizar a memória, reconhecer testemunhos de fé e projetar caminhos para o futuro.

Assim, para dar início às celebrações do Ano Jubilar Arquidiocesano, no próximo 22 de fevereiro, por ocasião da Missa solene pelos 475 anos de criação da Diocese de São Salvador da Bahia, todo o povo de Deus é conclamado a participar de uma programação especial que terá início às 16h30, com a concentração e oração do Santo Terço, no Largo da Igreja Nossa Senhora da Ajuda – templo que foi a primeira Catedral do país. Em seguida, os fiéis seguirão em procissão até a Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, em um gesto público de fé, unidade e peregrinação, expressões próprias do tempo jubilar.

Na Catedral, acontecerá a Santa Missa de Abertura do Ano Jubilar, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. A celebração reunirá clero, religiosos, religiosas e leigos de diversas paróquias e comunidades, manifestando a comunhão eclesial da Igreja Particular.

O Ano Jubilar Arquidiocesano é um tempo forte de espiritualidade eclesial, que convida o povo de Deus à conversão, à reconciliação e à renovação do compromisso missionário. Inspirado na tradição bíblica e na vida da Igreja, o Jubileu é também um tempo de graça, indulgência e esperança, no qual a comunidade é chamada a aprofundar a vivência da fé, fortalecer os laços de comunhão e testemunhar o Evangelho com renovado ardor.

Ao recordar os 475 anos da criação da Diocese e os 350 anos de sua elevação à Arquidiocese, a Igreja em Salvador faz memória de uma trajetória marcada pela evangelização, pela presença missionária e pela contribuição decisiva da Igreja na formação cultural, social e religiosa do povo brasileiro. Este tempo jubilar convida, ainda, a olhar para o futuro, discernindo novos caminhos pastorais à luz dos desafios do tempo presente.

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia convida todo o povo de Deus a participar deste momento histórico e celebrativo, vivendo o Ano Jubilar como um tempo de graça, caminhada sinodal e renovado compromisso com a missão, celebrando quase cinco séculos de fé, esperança e serviço.