No dia 05 de agosto foi realizada, em Brasília, uma reunião com as coordenações das pastorais do Setor Mobilidade Humana (SMH) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Arquidiocese de Salvador esteve representada por Taciane Barros, que é membro da Pastoral Universitária (PU) do Setor Universidades.
O Setor Mobilidade Humana integra a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB, e é responsável por pensar e desenvolver as ações pastorais para o acolhimento e acompanhamento das pessoas em movimento. Dentro da realidade da mobilidade humana estão os Estudantes Internacionais, e o trabalho junto a este grupo é realizado pelo Setor Universidades em conjunto com o Setor Mobilidade Humana.
Na reunião, que teve como um dos seus objetivos o aprofundamento da reflexão sobre o atual momento do país, os coordenadores estudaram o texto “Pensando o Brasil – Crises e Superações”, com exposições conduzidas pelo professor Daniel Seidel e pelo padre Sidnei Dornelas, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária.
No momento reservado para a partilha de experiências da caminhada das pastorais a colaboradora Taciane Barros apresentou os fatos significativos, desafios e perspectivas das ações pastorais realizadas junto aos estudantes internacionais.
Foram partilhadas com o grupo as experiências com os estudantes internacionais que são acompanhadas pelo Setor Universidades nas arquidioceses de Fortaleza, Salvador e Manaus e na Diocese de Roraima. No específico da experiência da PU de Salvador foi apresentado o Serviço de Acolhida dos Estudantes Estrangeiros (SAEE), em desenvolvimento desde o segundo semestre de 2015.



por