Quinta-feira Santa: Cardeal Dom Sergio da Rocha presidiu a Missa Vespertina da Ceia do Senhor

O Mandamento do Amor, simbolizado pelo gesto do Lava-pés, instituído por Jesus na última Ceia, foi celebrado nesta Quinta-feira Santa. Na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidiu a Santa Missa. “Nós estamos celebrando a Missa que faz memória à última ceia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus que se reúne com os seus discípulos para celebrar a Páscoa, mas agora será uma nova Páscoa, não será mais o antigo cordeiro, como era celebrado na Páscoa judaica, celebrando a libertação da escravidão do Egito; agora será um novo cordeiro, o definitivo, aquele que vem para tirar o pecado do mundo, Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse Dom Sergio.

“Ao nos deixar a Eucaristia e ao recomendar que fizéssemos isso em Sua memória, Jesus nos deixa o Sacerdócio, mas também o mandamento do Amor. E, por fim, como sinal, como exemplo de vivência do amor, Jesus nos deixa esse gesto tão apreciado do Lava-pés, que não deve ser um gesto ritual, mas deve ser uma atitude cultivada por nós. Na ceia era costume que aqueles que serviam pudessem lavar as mãos dos convidados. Jesus surpreende os discípulos porque Ele se coloca na condição de servidor para lavar não as mãos, mas os pés, dando-nos o exemplo para que façamos o mesmo”, afirmou o Arcebispo.

O Cardeal destacou, também, que Amar e Servir devem ser atitudes que caracterizam quem crê em Cristo e, sobretudo, quem celebra a Páscoa. “Não devemos deixar para depois. Devemos pensar, nesta noite, nestes dias, como nós temos vivido o novo mandamento que caracteriza s discípulos e as discípulas do Senhor. Jesus deixou muito claro: nisto todos reconhecerão que sois meus discípulos, se amardes uns aos outros como Eu vos amei. Isto é, a medida do nosso amor é o amor de Cristo na Ceia e na Cruz. Ele é o cordeiro, Ele é o servo”, disse.

“Quero, nessa noite do tríduo pascal, convidar à experiência do perdão: que liberta, que traz vida nova, que é fonte de reconciliação e de paz. Peça a Deus o perdão, acolha o perdão de Deus, sempre que possível, recorrendo ao sacramento da penitência, mas na sua oração peça com confiança e humildade o perdão e a misericórdia do Senhor. Procure também perdoar, pois o nosso mundo precisa de perdão, de misericórdia.

Logo após a homilia, o Cardeal repetiu o gesto de Jesus e lavou os pés de 12 homens – membros de Irmandades -, que representaram os discípulos . Com toalha e bacia nas mãos, Dom Sergio se inclinou e, no gesto de humildade, como ensinou Jesus, lavou os pés dos fiéis.

Ao final da Missa aconteceu a transladação do Santíssimo Sacramento e a desnudação do altar, quando as toalhas e as flores são retiradas para dar lugar a um grande e respeitoso silêncio em memória à noite em que Jesus foi entregue para sofrer até a morte de cruz.

Fotos: Sara Gomes