Agentes Cáritas de diferentes entidades membro (Cáritas diocesanas e arquidiocesanas) das regiões da Bahia e de Sergipe se reuniram no Centro Histórico de Salvador, no Convento São Francisco, para a realização do Congresso da Cáritas Regional Nordeste 3 em preparação para os 60 anos da Cáritas Brasileira.
O congresso aconteceu de 28 a 30 de julho e teve como objetivos: aprofundar as reflexões das caravanas temáticas de preparação para o V Congresso da Cáritas Brasileira; avaliar o alcance dos objetivos e metas do plano quadrienal; realizar o monitoramento das ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2016 e celebrar junto à sua rede de voluntários/asa caminhada dos 28 anos da atuação da Cáritas no Regional.
A abertura do evento foi com uma Missa na capela do Convento, envolvendo a todos em um clima de mística e espiritualidade. Sensíveis às meditações e motivações da celebração inicial, os participantes dialogaram sobre alguns aspectos apresentados no texto de referência para o V Congresso da Cáritas Brasileira: “Pastoralidade e Transformação Social”, e compartilharam suas impressões acerca das inspirações para o trabalho pastoral da Cáritas, qual a motivação para a atuação em rede, quais são os sinais dos tempos que a Cáritas precisa estar atenta etc.
Outro momento foi o das reflexões, em grupo, sobre os desafios, avanços e prioridades das temáticas (gênero, juventudes, economia popular solidária e convivência com o semiárido) que foram analisadas durante as caravanas temáticas de preparação para o Congresso Nacional. A culminância dessa etapa foi em forma de apresentações lúdicas (com música, poema e teatro) e integrativas.
O segundo dia foi dedicado para a avaliação do alcance dos objetivos e metas do plano quadrienal da Cáritas Brasileira à luz das ações desenvolvidas pelo Regional Nordeste 3 ao longo dos últimos quatro anosa partir das prioridades estratégicas assumidas pela Cáritas, desde 2012. Essas prioridades institucionais serão reavaliadas para os próximos cinco anos e, por isso, as representações das entidades membro tiveram a oportunidade de opinar e apresentar sugestões de alteração durante esse momento regional.
A programação do congresso incluiu tambémuma noite comemorativa de homenagensaos voluntários e voluntárias que caminham junto ao Regional NE 3 somando esforços para a construção da sociedade do Bem Viver. Para Cátia Cardoso, Secretária Regional da Cáritas Nordeste 3, a “rede composta pelos estados de Sergipe e Bahia reafirma seu compromisso no acolhimento e cuidado com seus/suas agentes”. A emoção tomou conta dos presentes e os homenageados expressaram sua gratidão por poderem colaborar com o“ser solidariedade, ser Cáritas”.
No último dia do evento foi realizado o monitoramento do planejamento do primeiro semestre de 2016 e a organização das atividades para os próximos meses do ano. Na oportunidade, o grupo também aprovou a Revista Celebrativa dos 28 anos do Regional Nordeste 3, que será lançada durante o Inter Nordeste, sediado, esse ano, aqui na Bahia.
Os participantes saíram com o compromisso de concretizar as ações definidas coletivamente, além de continuar as reflexões, iniciadas nesse evento, nas Cáritas arqui(diocesanas)em que atuam, preparando-se para a celebração do Jubileu de 60 anos da Cáritas Brasileira.
Texto: Assessoria de Comunicação Cáritas Regional Nordeste 3
Fotos: Allan Lusttosa


por