Reitor e formadores do Seminário São João Maria Vianney participam da Semana Nacional de Atualização para Formadores

O reitor, cônego Alberto Montealegre, e os padres formadores do Seminário São João Maria Vianney, padre Rutinaldo Gonzaga e padre Ricardo Henrique Santana, estão participando da Semana Nacional de Atualização para Formadores, promovida pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), em Guarulhos, São Paulo. O encontro, que teve início no dia 10 e segue até 14 de julho, tem como tema central “A formação humano-afetiva como meta para uma sexualidade integral”, conduzido pelo padre Deolino Pedro Baldissera.

Este encontro faz parte dos passos concretos dados pela OSIB, no que diz respeito à formação dos sacerdotes, de modo especial daqueles que atuam mais diretamente na preparação dos jovens que anseiam por este ministério. “O encontro tem sido muito proveitoso, sobretudo porque tem dado a nós, formadores, critérios e instrumentos para avaliarmos essa dimensão humana, essa dimensão psicoafetiva dos nossos seminaristas. Na verdade, não somente dando critérios e instrumentos para que nós possamos avaliar, mas, também, o encontro tem favorecido uma reflexão dos métodos a serem aplicados em cada formando, a partir da sua estrutura psicoafetiva”, afirmou o cônego Alberto.

De acordo com o sacerdote, este encontro de aprofundamento é também uma oportunidade de trocar experiências com formadores de todo o Brasil. “Esta oportunidade tem nos permitido reavaliar a nossa caminhada, à luz de outros seminários, bem como olhar para o que tem ajudado ou prejudicado o processo formativo. Acredito, ainda, que descobrimos que muitos desafios são comuns, e isso nos dá força e nos confirma nessa missão de conduzir o nosso processo formativo, a partir daquilo que nos é oferecido pela Igreja, como os documentos, mas também a partir desse empenho da equipe formativa, que tenta, de modo sinodal e a partir de uma comunhão entre nós, favorecer para que esses desafios sejam superados”, disse o cônego.

Em comunhão com os padres, o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro enviou uma mensagem. “O cuidado com a formação presbiteral é fundamental na caminhada eclesial. A Igreja precisa de bons Presbíteros, que busquem a cada dia conformar a própria vida à vida de Cristo. Aliás, um processo formativo presbiteral autêntico é aquele que leva o vocacionado a percorrer um caminho de configuração ao seu Mestre Jesus Cristo. Somente configurando-se a Cristo Bom Pastor, os Presbíteros podem se tornar bons pastores, capazes de cuidar com zelo dos fiéis a eles confiados e de levar cada um deles a realizar uma experiência fecunda de encontro com Cristo e com o seu Evangelho”, escreveu. Para conferir a íntegra do texto, clique aqui.

Foto enviada pelo padre Ricardo Henrique