Salve a Padroeira da Bahia!

Andor de Nossa Senhora da Conceição foi ornamentado com 11 mil flores

A Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição, foi homenageada durante todo o dia de hoje – 8 de dezembro – na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada no bairro do Comércio. Logo nas primeiras horas da manhã, inúmeros fiéis chegavam para tentar encontrar um lugar dentro do templo e, assim, poder participar da Missa. Quem não conseguia, ao menos, entrar na Basílica devido à grande multidão, procurava um local em frente ao palco montado do lado de fora da Igreja, onde, às 8h30 teve início a Missa campal presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Durante a homilia, Dom Murilo ressaltou os motivos que cada pessoa tem para amar a Nossa Senhora. “Amamos Nossa Senhora porque ela é obra do Pai; Amamos Maria porque é mãe de Jesus; amamos Maria porque ela se deixou conduzir pelo Espírito Santo; amamos Maria porque ela é mãe da Igreja, este povo de Deus que se reúne para os seus louvores, antecipando os louvores que seremos chamados a prestar na eternidade, junto à Santíssima Trindade”, afirmou.

O ápice da festa foi a Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger

Dom Murilo falou, ainda, sobre como os fiéis podem homenagear Nossa Senhora da Conceição e sobre o objetivo principal da Irmandade presente na Basílica. “Como, então, homenagear a padroeira aqui do nosso Estado, a Imaculada Conceição, Nossa Senhora da Conceição da Praia? Em primeiro lugar, aprendendo com os nossos ante´passados. No começo desta cidade, em 1549, Tomé de Souza quis que aqui fosse construída uma igreja de taipa para homenagear a Imaculada Conceição. Quase 100 anos depois daquela primeira construção, e antes ainda do início desta bela construção, foi criada a Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Conceição da Praia com a finalidade explícita de honrar o Santíssimo Sacramento  e de ajudar os fiéis a conhecer e a amar a Mãe de Jesus e, assim, homenagear quem a criou. Essa Irmandade tem, pois, como finalidade primeira, a mais importante: ajudar os seus membros a ter uma espiritualidade eucarística e mariana”, disse.

Pela primeira vez, imagem do Senhor Bom Jesus da Lapa participou dos festejos

Dentro ou fora do templo era possível encontrar inúmeros devotos emocionados. Entre eles estava Maria do Socorro Costa que há 15 anos pediu a intercessão de Nossa Senhora da Conceição para a cura do pai, que estava com câncer de próstata. Após alcançar a graça, todos os anos ela sai do município de Jaguaquara, que fica a 337 Km de Salvador, para participar das homenagens à Imaculada Conceição. “Eu pedi a ela que devolvesse a saúde do meu pai e ela devolveu e hoje o meu pai está aqui comigo. Nossa Senhora da Conceição é muito forte e nós baianos somos sempre gratos a ela; e, acada ano, nós renovamos a fé e peço todos dia para ela a paz, o amor, a saúde e a proteção “, disse.

Veja um trecho da acolhida da imagem pelos fiéis que aguardavam a procissão, realizada após a Missa Solene:

Quem também estava agradecendo a intercessão de Nossa Senhora da Conceição foi a devota Irany Bispo dos Santos. “Essa minha devoção já vem de muitos anos. Eu pedi a Nossa Senhora a minha transferência para trabalhar em Salvador. Isso já tem 41 anos e todo ano eu venho para a festa”, contou.

De acordo com a juíza da Irmandade, Marília Gabriela Silva Dias, a preparação para a Festa da Padroeira da Bahia 2018 teve início há seis meses quando o reitor da Basílica Santuário, padre Adilton Pinto Lopes escolheu o tema central e os sub-temas. “A partir daí, nós fomos definindo como seria desde o andor até o altar principal. Para este andor principal nós utilizamos mais de 11 mil rosas brancas, sendo que a cor foi escolhida num gesto de pedir paz para todos”, afirmou.

Além da Missa Festiva presidida por Dom Murilo, às 8h30, s fiéis participaram das Celebrações Eucarísticas às 5h, 7h, 12h, 14, 15h e 17h, esta última conhecida como Missa da Amizade.

Fotos: Sara Gomes