Santa Missa marcou abertura do Mês Missionário na Arquidiocese de Salvador

Cruz missionária foi enviada para a Paróquia Santa Clara

Para marcar o início do Mês Missionário na Arquidiocese de Salvador, religiosos e leigos representaram paróquias e comunidades na Santa Missa que aconteceu na manhã deste domingo (3), na Catedral Basílica do Salvador. Presidida pelo bispo auxiliar, Dom Dorival Souza Barreto Júnior, a Celebração Eucarística foi transmitida, ao vivo, pelo canal da Arquidiocese no Youtube.

Durante a homilia, Dom Dorival destacou a missão da família, que deve estar amparada pela graça divina, e as palavras do Papa Francisco na mensagem para o Dia Mundial das Missões. “Nós vamos aproveitar este dia do Senhor, o domingo, à luz da Palavra de Deus, quando somos chamados a voltar ao plano original sobre a família, colocando a nossa vida à serviço de Deus e à serviço dos irmãos. Especialmente no tempo que estamos vivendo, de cuidado e de necessidade de encontro. Se as nossas famílias estiverem imbuídas deste espírito de fé, que vem da Palavra de Deus, certamente, como família cristã no mundo, nós vamos fazer uma grande diferença”, disse.

Ainda durante a Santa Missa, fiéis da Paróquia Santa Clara acolheram a cruz missionária, que irá peregrinar pelas paróquias da Arquidiocese de Salvador, iniciando por aquelas que estão localizadas na Forania 8. “A cruz missionária foi enviada para a nossa Arquidiocese, em 2019, pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), no Mês Missionário Extraordinário. Essa cruz será o símbolo da missão que acontecerá no próximo mês missionário, em 2022”, afirmou o padre Diego de Jesus, coordenador do Conselho Missionário Diocesano (COMID).

Padre Diego explicou, ainda, que, para o ano que vem, haverá um grupo com o objetivo de formar os fiéis que atuarão mais diretamente na missão a ser desenvolvida. “Nós também teremos algumas visitas missionárias para poder ir animando e fazendo o reconhecimento do lugar onde será acolhida a missão, conhecendo os pontos que precisam ser visitados, as escolas e outros locais importantes”, completou.

A Missa foi animada pelas crianças da Catequese Musical, projeto realizado na Paróquia Espírito Santo, no bairro Tancredo Neves, em Salvador.

Fotos: Sara Gomes