
Para dar início à Semana Nacional da Vida, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, através da Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar, promoveu mais um Simpósio pela Vida. O encontro aconteceu no auditório do Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Imbuí, e reuniu, além de membros da Pastoral Familiar, homens e mulheres de diversos movimentos.
“Esse Simpósio nos prepara para a Semana Nacional da Vida e também para o Dia do Nascituro. Aqui na nossa Arquidiocese, nós temos a oportunidade de refletir sobre o tema ‘Adoção, amor com laços do coração’. Refletir, rezar e, ao mesmo tempo, propor para as nossas famílias, para os nossos casais esse compromisso com a vida, através da adoção. Também essa é uma oportunidade que temos de refletir sobre a proposta que está no Superior Tribunal Federal sobre a descriminalização do aborto. A Igreja defende a vida desde a sua concepção até a sua morte natural. Portanto, essa proposta é contrária à vida, e nós como Igreja defendemos a vida”, destacou o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e referencial para a Família, Dom Dorival Barreto.
No início do evento, o teólogo e filósofo, José Carlos, desenvolveu o tema “Doutrina Social da Igreja e menções sobre a ADPF 442”. Em seguida, os participantes puderam conhecer, ainda melhor, o Projeto Raquel, apresentado pela coordenadora, Sônia Maria Costa. A iniciativa, também conhecida como ministério de cura pós-aborto, é uma rede composta por pessoas treinadas para acolher famílias vítimas do aborto (espontâneo ou provocado). A equipe – formada por padres, diáconos, freiras, leigos e voluntários, profissionais de saúde mental, diretores espirituais e médicos – proporciona cuidados a homens e mulheres, permitindo-lhes sentir o luto, desenvolver um relacionamento pessoal com Cristo e se unir à Igreja por meio do Sacramento da Reconciliação. Além de acompanhar famílias, a iniciativa desenvolve um programa de conscientização sobre as síndromes ocasionadas pela perda do filho, devido ao aborto.
Ainda com o olhar voltado para o tema central, o advogado e fundador da Rede Missionários da Caridade, Emanuel Souto, destacou os aspectos jurídicos da adoção, explicando o passo a passo de quem deseja adotar ou apadrinhar uma criança. Para encerrar o Simpósio, Dom Dorival presidiu a Santa Missa, no Santuário. Logo após a Celebração Eucarística, crianças, adolescentes, jovens e adultos participaram da Caminhada pela Vida, percorrendo a Praça do Imbuí, ao mesmo tempo em que clamavam “Vida, Sim! Aborto, não!”.
Fotos: Sara Gomes












































































por