
No dia em que a Igreja celebrou a Solenidade da Exaltação da Santa Cruz, 14 de setembro, milhares de pessoas também participaram da Festa, que, na Forania 10 (região das Ilhas), é a do Titular, o Senhor da Vera Cruz. Como acontece todos os anos, foi celebrada a Santa Missa, que teve início às 10h, na Igreja das ruínas – local onde foi construído o primeiro templo do município e o segundo do Brasil.
A Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo auxiliar, Dom Dorival Barreto. “A Cruz vitoriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo faz com que cada um de nós possa, também, colocar a vida à serviço de quem está ao nosso lado. Não nos esqueçamos das obras que o Senhor tem realizado em nossas vidas. Não nos esqueçamos da ação misericordiosa do nosso Deus na vida do Seu povo. Nós que estamos aqui somos povo de Deus, e Deus na Sua bondade, na Sua misericórdia derrama nas nossas vidas as bênçãos e as graças de que tanto necessitamos. Se hoje estamos aqui é pela fé no Senhor da Vera Cruz”, afirmou.
Durante a Santa Missa, a imagem do Senhor da Vera Cruz, colocada sobre um andor, estava ao lado das imagens de Nossa Senhora das Dores e de São José. “Quando olhamos para a imagem do Senhor da Vera Cruz, o nosso Salvador, temos certeza de que essa é a cruz gloriosa; a cruz que traz para nós a salvação; a cruz que traz para nós a vida, porque Jesus é o Nosso Senhor, é o Nosso Salvador”, disse Dom Dorival.
À frente da procissão, que teve início após a Santa Missa, bandeiras das Ilhas que compõem a Forania 10, bem como do Estado da Bahia, foram conduzidas até a Capela Senhor da Vera Cruz, conhecida como Comunidade Baiacu. É neste templo que está a imagem centenária do Senhor da Vera Cruz. “Aqui está a primeira devoção da Ilha de Vera Cruz. Foi aqui que tudo começou. Todos os anos, as pessoas podem participar dessa festa, pagar as suas promessas e agradecer por tantas graças alcançadas. A cruz não é sinal de derrota, de tristeza, mas é, para nós, o sinal claro da nossa salvação. Deus amou tanto o mundo que nos deu o Seu filho, para que todo aquele que Nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. E aqui nós cremos, adoramos e veneramos o Senhor da Vera Cruz”, disse o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, padre Arenilton Vilarindo.
Apesar do forte sol e da distância de cerca de 4km entre a Igreja das ruínas e a Capela do Baiacu, a fiel Luzia Conceição caminhava descalça. “Todos os anos eu venho, desde criança. Participar dessa festa significa muito para mim e peço que o Senhor da Vera Cruz abençoe a todos, livre das horas más e de todo o mal que acontece no mundo”, afirmou.
Fotos: Sara Gomes
















































por