A Universidade Católica do Salvador (UCSal) assinou termo de cooperação com a Devoção do Senhor do Bonfim, o que vai gerar mais campo de estágio para os alunos da universidade e o desenvolvimento de programas de pesquisa, extensão e ações sociais. Para a formalização da parceria, o reitor da UCSal, padre Maurício Ferreira, recebeu na última quarta-feira, 10 de agosto, no Campus Pituaçu, o pároco do Bonfim, padre Edson Menezes e os membros da Devoção: Francisco Pitanga, Jorge Contreras, Fernando Nunes e Artur Napoleão.
A motivação para a cooperação é ampliar o acesso da sociedade ao ambiente acadêmico e ao mesmo tempo produzir mais conhecimento a partir da interação com a comunidade. “Nosso caminho é ajudar a sociedade. A universidade na sua missão quer formar não apenas estudantes, mas cidadãos críticos e colaboradores com a sociedade. Queremos fazer uma troca: servir para melhor aprender. É isso o que estamos fazendo aqui na universidade. Com a parceria vamos gerar trocas, pesquisas e novos dados”, explicou o reitor, padre Maurício.
Os cursos de serviço social e da área de saúde serão os primeiros a desenvolverem ações em conjunto com o Santuário do Bonfim. O projeto pastoral Bom Samaritano, ação social desenvolvida pela devoção e pela Arquidiocese de Salvador será campo de estágio para os alunos de serviço social. O projeto atende cerca de 600 famílias carentes, com a distribuição de cestas básicas e programas sociais.
Já na área de saúde, a Unafisio vai disponibilizar 10 vagas de atendimento para as famílias acompanhas pela Devoção. A unidade oferece assistência em fisioterapia a pessoas com disfunções ortopédicas, traumatológicas, reumatológicas, neurológicas, geriátricas, desportivas, uroginecológicas, obstétricas e pediátricas. A Comitiva visitou a Unafisio e a unidade de enfermagem, onde foi possível conversar com professores e conhecer as atividades que estarão à disposição dos atendidos pela Devoção.
“A Universidade Católica é uma irmã necessária para todas as instituições católicas da Bahia. É uma parceria indispensável e este é o início de um grande trabalho que vamos fazer junto. Eu fiquei encantado com as instalações e com a possibilidade deles atenderem alguns assistidos do nosso projeto”, avaliou Francisco Pitanga, Juiz da Devoção do Senhor do Bonfim.
Outras ações envolvendo as duas instituições devem surgir a partir de agora e o desejo é incluir outros cursos no trabalho social da Devoção. “Nós estamos nos inserindo neste braço humano, ético e também espiritual da vida das pessoas. É um aprendizado, é mais um passo que vai exigir da gente mais um pouco, mas o bem que vai fazer é muito maior do que tudo aquilo que a gente possa descobrir como trabalho”, avaliou o reitor.
Fonte: Ascom da UCSal






por