A Universidade Católica do Salvador – UCSAL inaugurou nesta sexta-feira, 17 de junho, a capela e a sede do Plenus/ CEAC – Centro de Atendimento à Comunidade, no Campus de Pituaçu. O reitor, padre Maurício Ferreira recebeu o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que abençoou os dois espaços. Na ocasião, o arcebispo também visitou espaços novos ou recentemente readequados como a biblioteca, UNAFISIO, unidade de enfermagem e auditório.
“É uma conquista e simultaneamente começa um novo desafio: fazer isso bem feito nas novas circunstâncias que o tempo oferece para a gente, porque os desafios hoje são diferentes dos desafios de antes. Estamos muito contentes e aos pouco a gente vai crescendo no caminho da universidade, assumindo as suas características essenciais e dando frutos para a sociedade baiana e para sua própria vida interna também”, disse o reitor, padre Maurício Ferreira.
O Plenus nasceu do desejo do reitor, que quis criar um lugar onde a comunidade da Universidade pudesse encontrar acolhimento e orientação para os problemas que possam interferir na qualidade da vida universitária. É um local de acolhimento que oferece escuta qualificada para as mais diversas demandas humanas e sociais apresentadas pelos alunos. No segundo semestre a unidade do Plenus do Campus da Federação será entregue.
“Todo este espaço que está sendo criado para o aluno é uma expressão do amor de Jesus, porque quando ele esteve por aqui, no meio de nós, percorrendo os caminhos da Palestina fazendo o bem. Ele quer fazer o bem através de cada um de nós. Quer atender uma pessoa angustiada, um aflito, ajudar o pobre necessitado, acolher o doente. Nós somos os responsáveis para continuar este trabalho de Jesus. É o sentido de uma universidade como esta”, revelou o arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, que também é o grão-chanceler da Universidade.
A equipe do centro é multidisciplinar e acompanha o aluno para a solução da demanda apresentada. As orientações são das mais diversas áreas e vão desde questões de aprendizagem até problemas jurídicos. O atendimento do Centro acontece das 8 às 20 horas e além do pessoal administrativo, há orientação profissional nas áreas de serviço social, psicopedagogia, psicologia e psiquiatria. As demandas podem ser espontâneas ou nascerem do encaminhamento de algum professor.
Depois da escuta feita pelos profissionais, o aluno é encaminhado para uma das unidades da própria Universidade como o núcleo de práticas jurídicas, UNAFISIO (clínica do curso de fisioterapia) ou para um parceiro externo. O acompanhamento é reservado, sigiloso e humanizado e nos casos emergenciais a família é acionada para atuar junto com a Universidade.
O Centro está aberto para toda a comunidade universitária, mas os alunos bolsistas, que por vezes demandam mais atenção no processo de imersão na vida acadêmica, são automaticamente incluídos nas atividades do Centro que conta com estratégias educacionais especiais para o melhor desempenho deste público. O próximo passo do centro será o atendimento dos funcionários e da comunidade do entorno.
Texto e fotos: Ascom da UCSal














por