UCSal promove semana de palestras para comunidade interna e externa

semoc2Acontece, de 18 a 22 de outubro, a 19ª Semana de Mobilização Científica da UCSal. Voltado para a comunidade externa e interna, o evento realizado anualmente pela Universidade Católica do Salvador é um intercâmbio de atividades culturais e de apresentação de pesquisas entre instituições de ensino brasileiras e internacionais. As atividades são gratuitas e para participar basta fazer a inscrição através do endereço: www.ucsal.br/19a-semoc. Este ano, a ação marca também o aniversário dos 55 anos da UCSal, que será celebrado com uma Missa, no dia 18 de outubro, às 18h, no Campus Pituaçu.

O tema central da 19ª edição é Natureza, Ciência e Sociedade e o evento contará com palestras e atividades das mais variadas áreas do saber ministradas por professores da UCSal e de cinco universidades estrangeiras e oito brasileiras, além de profissionais de centros de pesquisa, órgãos governamentais e empresas referência no ambiente corporativo. “A SEMOC é a possibilidade de ter acesso a importantes pesquisadores envolvidos nacionalmente e internacionalmente com o tema proposto; além de possibilitar a divulgação de pesquisas atuais ou que estejam sendo desenvolvidas em nossa universidade”, explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Silvana Carvalho, coordenadora da SEMOC.

Entre as instituições convidadas que enviarão pesquisadores estão a Universidade Pompeu Fabra (Espanha), Universidade do Minho (Portugal), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade federal Fluminense (UFF), entre outras. A conferência de abertura, que tratará do tema central do evento, será proferida por Suzana Padua, presidente e fundadora do Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ. Doutora em desenvolvimento sustentável, com experiência de quase 30 anos em programas de educação ambiental, Suzana já recebeu prêmios internacionais e nacionais de empreendedorismo social. A conferência de abertura será no dia 18 de outubro, às 9 horas, no Campus Pituaçu.

As produções científicas da UCSal poderão se conferidas nos 18 lançamentos de livros que acontecerão durante a SEMOC. As publicações são nas áreas de Cultura, Educação e Linguagem, Família na Sociedade Contemporânea, Geografia, História e Territorialidade e Saúde e Bioética. O lançamento em conjunto será no dia 20 de outubro, das 17h às 18h, no Campus Federação. Um dos destaques da produção científica da UCSal que será apresentado este ano é a Trilha Ecológica, projeto de mestrado da aluna Selma Cristina de Jesus Silva Lira, ligada ao Programa de Pós-graduação em Planejamento Ambiental. A Trilha, que está instalada no Campus de Pituaçu, mapeou as espécies nativas do local e será mais um espaço de estudos para os alunos da universidade. A inauguração está agendada para o dia 21 de outubro, às 11h.

Semoc Jovem – Além das mesas-redondas e mini-cursos voltados para estudantes universitários e profissionais, o evento conta também com um momento para alunos do ensino médio. Na tarde do dia 21 de outubro, acontecerá a SEMOC Jovem, um espaço para despertar o gosto pela pesquisa nos alunos ainda em fase escolar. A universidade receberá cerca de 270 alunos do ensino médio de quatro escolas públicas e privadas de Salvador, que participarão de oficinas preparadas pelos cursos de graduação e que abordarão temas como primeiros socorros, mapas digitais, fotografia, restauro, gastronomia, identificação de mata nativa, entre outros.

Em parceria com a Fapesb, acontecerá em paralelo à SEMOC, o Seminário de Planejamento Ambiental, composto por mesas-redondas e workshops voltados especificamente para o debate sobre o meio ambiente. Entre as temáticas tratadas no seminário estarão: impactos ambientais produzidos pelos resíduos sólidos, conflitos socioambientais e desenvolvimento social.

Fonte: UCSal