
Após 18 anos fechada, a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, localizada no Centro Histórico, será restaurada. O anúncio foi feito na tarde da última terça-feira (16), durante a assinatura da ordem de serviço. Na ocasião, estiveram presentes o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan) na Bahia, Carlos Amorim, e o diretor nacional do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida.
O templo deverá ser completamente restaurado no período de 18 meses e a obra está orçada em 8 milhões e 300 mil reais, recursos que serão destinados pelo PAC Cidades Históricas. Serão recuperados os bens móveis, móveis e integrados, a imaginária da Arte Sacra, bem como readequadas as estruturas de madeira dos altares mor e colaterais e da análise das trincas e rachaduras do altar-mor. “Este é um momento muito importante. São 40 obras na Bahia: em Salvador, Itaparica, Santo Amaro da Purificação e Maragogipe”, destaca Robson Almeida.
De acordo com Dom Murilo, para os fiéis católicos, a restauração é, ainda, um reencontro com o ambiente onde viveram a sua fé. “Eu me alegro porque essas Igrejas precisam de um cuidado especial. Como são tombadas, há uma legislação que as protegem. A partir de hoje os soteropolitanos começam a vislumbrar novas perspectivas para Salvador. Eu ouço com muita alegria o anúncio dessa assinatura e fico esperando outras”, disse.

Segundo Carlos Amorim, a obra deverá resolver todos os problemas estruturais. “Hoje o propósito é assinar a ordem de serviço para a restauração da Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo. Esta é uma Igreja emblemática, que está associada à memória das pessoas. É muito marcante a presença dela, pois é o local onde foram gravadas cenas do filme O pagador de promessas, onde esteve o núcleo principal do filme. Essa é mais uma das ordens de serviço que nós vamos assinar até o fim do ano.
“A ideia é que esta Igreja esteja sempre aberta pela manhã, a tarde e a noite. Aqui haverá também um trabalho de espiritualidade. Toda terça-feira passam aqui pela escadaria cerca de duas mil pessoas, que vão para a festa que acontece no Pelourinho. Então, vamos fazer o seguinte: toda terça-feira haverá a celebração de Santo Antônio, antes do horário da festa, e depois cada um resolve para onde vai, se vai para a festa ou não”, diz o Irmão Jorge, membro da Fraternidade Missionária Samaritanos Beneditinos, que desde fevereiro deste ano se dedica aos cuidados do templo. “Vai ser uma Igreja mais voltada para o ensino da cultura, da arte, oração beneditina”, completa.
Dentre as atividades que serão desenvolvidas na Igreja do Passo estão a catequese para jovens e adultos, missas e o primeiro centro de restauro de Salvador, em parceria com o Pronatec, voltado para jovens da região que queiram aprender uma profissão.
Além disso, o templo passará a contar com um memorial audiovisual do filme O pagador de promessas, gravado no local e que teve grande repercussão mundial. “A Igreja, depois de restaurada, será mais fácil mostrar a sua beleza. Nós vemos um centro religioso no presente, onde as pessoas já viveram a sua fé e voltarão a participar. Queremos atrair cada vez mais pessoas para a Igreja e também para o Centro Histórico. O povo vai fazer questão de voltar porque tem raízes nessas Igrejas”, assevera Dom Murilo.
O templo

Construído em 1736 para ser matriz da freguesia criada 18 anos antes, a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, em alvenaria de pedra e tijolos, possui subsolo (ossuário), térreo (capela-mor e sacristia) e pavimento superior (tribunas e coro). O interior do templo tem o estilo neoclássico, destacando-se a pintura do teto, de autoria imprecisa, em perspectiva ilusionista barroca, de origem italiana.
Em frente à Igreja, está uma escadaria com 55 degraus, que serviu como cenário para o filme “O pagador de promessas”, em 1962, dirigido por Anselmo Duarte, com base na peça de Dias Gomes, vencedor da premiação Palma de Ouro , no Festival de Cannes, na França.
Texto com informações do Iphan.


por