Últimas Notícias

Você está aqui: Capa / Notícias

Arquivo da categoria: Notícias

Assinatura dos Feeds

Caminhada Bíblica reunirá fiéis da paróquia São José Operário

A paróquia São José Operário, em Pernambués, realizará a Caminhada Bíblica no domingo, dia 24 de setembro. A concentração terá início às 15h, no início da rua Thomaz Gonzaga (próximo à Clínica Sermeca) e os fiéis seguirão até a matriz, onde haverá Missa presidida pelo pároco, padre Fernando Pedrosa Leal. A animação ficará com o ministério de música Jovens Decididos. Mais informações pelo telefone (71) 3450-2289.

Papa: tolerância zero contra os abusos das crianças

“Tolerância zero contra os abusos”: este foi o princípio reiterado pelo Papa Francisco ao receber em audiência na manhã de quinta-feira (21/09) a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores. O Pontífice entregou o discurso e dirigiu aos membros algumas palavras improvisadas.

Falando espontaneamente, ou seja, sem texto, o Santo Padre afirmou que a Igreja tomou tardiamente consciência do problema dos abusos contra menores perpetrados por expoentes do clero e “quando a consciência chega tarde os meios para resolver o problema chegam tarde”.

“Mas graças a Deus o Senhor suscitou homens profetas na Igreja” para fazer emergir o problema “e encará-lo de frente”, acrescentou. Na Congregação para a Doutrina da Fé, que se ocupa dos abusos, “há muitos casos que não vão para frente” – reconheceu o Papa –, por conseguinte se está procurando colocar mais pessoas que possam estudar os dossiês.

Ademais, se há provas de um abuso isso é suficiente para não aceitar recursos – afirmou. Não por uma aversão – explicou –, mas simplesmente porque a pessoa que pratica esse delito é doente: se se arrepende é perdoada, “após dois anos cai novamente”. Por isso o Papa disse com decisão: jamais assinarei a graça.

Logo no início do seu discurso, o Pontífice compartilhou “a profunda dor que sente na alma pela situação das crianças abusadas”.

“O escândalo do abuso sexual é verdadeiramente uma ruína terrível para toda a humanidade, e que afeta muitas crianças, jovens e adultos vulneráveis em todos os países e em todas as sociedades. Também para a Igreja tem sido uma experiência muito dolorosa. Sentimos vergonha pelos abusos cometidos por ministros sagrados, que deveriam ser os mais dignos de confiança.”

Francisco prosseguiu reafirmando que o abuso sexual é um pecado “horrível”, completamente oposto e em contradição com o que Cristo e a Igreja ensinam.

O Papa considerou um “privilégio” a oportunidade que teve de ouvir as histórias das vítimas, que compartilharam abertamente os efeitos que o abuso sexual provocou em suas vidas e em de suas famílias.

“Por isso, reitero hoje uma vez mais que a Igreja, em todos os níveis, responderá com a aplicação das mais firmes medidas a todos aqueles que traíram seu chamado e abusaram dos filhos de Deus”, disse Francisco com veemência.

O Pontífice afirmou que as medidas disciplinares que as Igrejas particulares adotaram devem ser aplicadas a todos que trabalham nas instituições da Igreja. Todavia, acrescentou, a responsabilidade primordial é dos bispos, sacerdotes e religiosos, daqueles que receberam do Senhor a vocação de oferecer suas vidas. “Por esta razão, a Igreja irrevogavelmente e em todos os níveis pretende aplicar contra o abuso sexual de menores o princípio da ‘tolerância zero’”.

O Papa citou o motu proprio “Como uma mãe amorosa”, que aborda os casos de negligência por parte de autoridades eclesiásticas e o trabalho realizado pela Comissão há três anos para proteger os menores e os adultos vulneráveis.

Francisco declara-se satisfeito em saber que as Conferências Episcopais e de Superiores Maiores procuram a Comissão acerca das Diretrizes a serem aplicadas, e o trabalho em equipe com outras instituições vaticanas na formação de novos bispos e em vários congressos internacionais.

“A Igreja está chamada a ser um lugar de piedade e compaixão, especialmente para os que sofreram. Para todos nós, a Igreja Católica segue sendo um hospital de campanha que nos acompanha em nosso itinerário espiritual,” concluiu o Papa, afirmando que confia plenamente no trabalho da Comissão, agradecendo aos membros pelos conselhos e esforços realizados nesses três anos de atividades.

Padres participam do Curso sobre a Pastoral Presbiteral, em Salvador

Na manhã de hoje (21), o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, presidiu a Missa

Padres de sete Arquidioceses e Dioceses do Brasil estão reunidos em Salvador, onde participam do Curso sobre Pastoral Presbiteral, promovido pela Associação Nacional de Presbíteros do Brasil, contando com o apoio da Comissão de Presbíteros do Regional NE3 (Bahia e Sergipe /CRPNE3) e da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A formação, que teve início no dia 18, segue até amanhã (22), no Centro Vocacional Dom Lucas Moreira Neves (CVDL), no Garcia.

De acordo com o vice-presidente da Associação Nacional de Presbíteros, padre Lázaro Muniz, que também é o pároco da Catedral Basílica, o curso tem como objetivo ajudar as dioceses na sistematização de uma pastoral dedicada aos presbíteros. “A Pastoral Presbiteral visa garantir uma efetiva ação pastoral no cuidado da vida e do ministério dos sacerdotes. Este curso nos ajudou a encontrar novas ferramentas para fazer desta pastoral a principal ação pastoral da Igreja. Quanto mais cuidamos dos pastores, tanto mais eles cuidarão das ovelhas a ele confiadas”, disse.

Estão presentes padres da Arquidiocese da Paraíba, Arquidiocese de Belém, Diocese de Primavera do Leste, Diocese de Bragança, Diocese de Nova Iguaçu, Diocese de Cametá, Diocese de Belém e Diocese de Abaetetuba. O tema central  “Cuidar de si, com os outros” está sendo abordado pelo monsenhor Julio Daniel Botía, da Diocese de Sonsón – Rionegro (Colômbia).

Fotos: Sara Gomes

Paróquia São Francisco de Assis, em Saramandaia, receberá as imagens peregrinas do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia

As paróquias dedicadas a São Francisco de Assis já estão se preparando para homenagear o padroeiro. Uma delas, localizada no bairro de Saramandaia, terá uma programação especial no próximo domingo (24): as imagens peregrinas do Senhor Bom Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia serão enviadas pela Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim e permanecerão com a comunidade durante 11 dias.

Esta é a primeira vez que a imagem de Nossa Senhora da Guia sai da Colina Sagrada. Para acolher as imagens, a partir das 13h os paroquianos se encontrarão na Comunidade Santo Antônio, no Condomínio João Durval (ao lado do Detran), e às 16h darão início a uma grande procissão, que seguirá pelas principais ruas do bairro até a Matriz (rua da Horta, 179E, Saramandaia).

Na ocasião, a imagem de São Francisco de Assis, que também será carregada em andor durante a procissão, visitará todas as comunidades da paróquia, encontrando-se com as imagens dos padroeiros Santo Antônio, São Benedito, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora da Salette.

Paróquia São Francisco de Assis e TLC promovem feijoadas no dia 24

No próximo domingo (24), logo após a Missa das 7h, a paróquia São Francisco de Assis (rua Abelardo Andrade de Carvalho, s/n, Boca do Rio) realizará uma carreata pelas principais ruas do bairro com o objetivo de anunciar os festejos em homenagem ao padroeiro. Em seguida, os fiéis retornarão para a Matriz, onde haverá uma deliciosa feijoada. O ingresso custa R$15 e pode ser adquirido na secretaria paroquial. Mais informações pelo telefone (71) 3016-3444.

Neste mesmo dia, a partir das12h, o movimento TLC (Treinamento de Liderança Cristã) também realizará uma feijoada. O evento será no salão paroquial da paróquia Sant’Ana (rua Guedes Cabral, 143, Rio Vermelho). O ingresso custa R$ 20 e dá direito a um prato de feijoada completa.

Programa Oração Por Um Dia Feliz – 21.09.2017

Comunidade São Pio de Pietrelcina, em Piatã, dará início à festa do padroeiro

A comunidade São Pio de Pietrelcina, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada na rua Dr. Juiz Orlando de Melo, em Piatã, realizará dos dias 20 a 22 de setembro, sempre às 19h, o tríduo em preparação para a festa de seu padroeiro. Este ano a comunidade refletirá sobre o tema “Fica comigo Senhor”.

O dia festivo, 23 de setembro, será marcado por momentos de espiritualidade.  A comunidade iniciará o dia com a oração das laudes, às 7h. Em seguida, das 8h às 12h, acontecerá o solene momento de veneração à Relíquia de São Pio, com a recitação do Terço, leitura de textos sobre a vida e os milagres do santo franciscano.

Às 16h a comunidade se reunirá em torno do Santíssimo Sacramento para um momento de adoração. Às 17h30 acontecerá a solene procissão pelas ruas do bairro, com a venerada imagem do santo. A Missa Festiva acontecerá às 19h e será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.

Sismo no México: a solidariedade do Papa Francisco

O Papa manifestou sua solidariedade aos mexicanos depois do terremoto de 7.1 graus que devastou a nação. Ao saudar os peregrinos de língua espanhola na Audiência Geral,o Papa Francisco disse: “Ontem, um terremoto terrível assolou o México – vi que há muitos mexicanos entre vocês -. Causou inúmeras vítimas e danos materiais. Neste momento de dor, quero manifestar a minha solidariedade e oração a toda querida população mexicana. Elevemos todos juntos a nossa oração a Deus para que acolha em seu seio os que perderam a vida, conforte os feridos, seus familiares e todos os afetados.”

O Papa pediu orações também por todos que trabalham no resgate das vítimas e a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe.

Epicentro

O tremor foi sentido em 18 municípios, incluindo a Cidade do México, onde edifícios caíram e pessoas estão soterradas. O epicentro foi nos arredores de Axochiapan, no Estado de Morelos, a cerca de 120 km da capital. Segundo o Serviço Nacional mexicano, o terremoto foi registrado a 57 km de profundidade.

Exatamente 32 anos atrás, no mesmo dia um sismo deixou milhares de mortos na capital mexicana.

Fonte: Rádio Vaticana

Devotos de Santa Teresinha, padroeira das Missões, participarão de novenário em preparação à festa

Neste Ano Nacional Mariano a paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, no bairro do Chame-chame, realizará o novenário preparatório para a festa da padroeira de 22 a 30 de setembro. A abertura dos festejos, no dia 22, será presidida pelo bispo auxiliar,  Dom Marco Eugênio Galrão, às 17h.

A comunidade refletirá sobre o tema “O Bom Deus permitiu que conseguisse tirar proveitos das lições que minha querida mãe me dava” e o lema “Exercitando fé e vida”. Como parte da programação, no dia 23, às 7h, acontecerá a X Caminhada dos Atletas de Santa Teresinha, que sairá do Farol da Barra e seguirá para a igreja Matriz. Neste mesmo dia, será a segunda noite do novenário, com a Celebração Eucarística às 17h. Já no domingo (24), os devotos da Santa das Rosas participarão da Missa às 17h30.

De 25 a 29 de setembro o novenário terá início sempre às 17h. Uma procissão será realizada no dia 30, às 16h, com a imagem de Santa Teresinha saindo do Farol da Barra em direção à Matriz, seguida de Missa.

O ápice da festa será no dia 1º de outubro – data dedicada à santa. Às 5h haverá alvorada e às 9h o pároco, padre Antônio Rosélio de Oliveira, presidirá a primeira Celebração Eucarística. A Missa Festiva terá início às 17h e será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva.

Subsídio Natal em Família já está à venda na sede da CNBB Regional Nordeste 3

[Clique aqui para ampliar a imagem]

O Regional Nordeste 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) já lançou o subsídio do Natal em Família deste ano. Formado por nove encontros, o livro custa R$ 1,20 e pode ser adquirido na sede do Regional, localizada na Cúria Metropolitana de Salvador (avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os pedidos, para o caso de quem deseja comprar em grande quantidade, podem ser realizados pelo e-mail vendascnbbne3@gmail.com, pelo telefone (71) 3329-4168 ou pelo Whatsapp (71) 99739-78398.


Cúria Metropolitana Bom Pastor - Av. Leovigildo Filgueiras, 270 - Garcia, CEP: 40.100-000 - Salvador -Ba. Tel.: (71) 4009-6666 | contato@arquidiocesesalvador.org.br
Scroll To Top