Últimas Notícias

Você está aqui: Capa / Notícias

Arquivo da categoria: Notícias

Assinatura dos Feeds

10º Muticom estimula uso das novas tecnologias e formação para senso crítico das mensagens

No contexto do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado em todo o mundo no dia 28 de maio, o regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio da diocese de Joinville (SC), se prepara para acolher o 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), entre os dias 16 e 20 de agosto.

Com o tema “Educar para Comunicação”, o evento tem como objetivo ajudar na compreensão da comunicação como instrumento de comunhão e progresso humano, assim como auxiliar e aprimorar a leitura de conteúdos disponibilizados pelas diversas mídias. É o que explica o coordenador do Muticom, padre Ivanor Macieski.

De acordo com ele, a temática deseja ajudar no bom uso das novas tecnologias e também na formação do senso crítico, auxiliando na compreensão do verdadeiro potencial da comunicação e de cada meio de comunicação como um novo “aerópogo” para a proclamação do Evangelho.

Ele esclarece que uma das metodologias a serem abordadas no encontro é a ‘Edocomunicação’, que reúne os conceitos de educação e de comunicação embasados nos valores humanos e cidadãos. “Ela recupera os valores da comunicação com base no diálogo e na participação das pessoas e sua ação no mundo. “Desejamos que este tema seja amplamente apresentado, seja nas palestras, oficinas, cases e workshops”.

Questionado sobre a mensagem do Dia Mundial das Comunicações, que este ano enfatiza o processo tecnológico, o padre garante que o Muticom está inserido nesse processo e traz o estímulo ao uso das novas tecnologias. “A mensagem é bem direta, devemos sim usar das novas tecnologias para comunicar a confiança e a esperança em nosso tempo, como nos diz o papa Francisco na mensagem”, finaliza.

Em sua programação, o 10º Muticom contará com uma gama de palestrantes, mestres e doutores na área de comunicação. O prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, monsenhor Dario Viganó também estará presente. Além das palestras, o evento contará com apresentações culturais, oficinas, cases e visitas externas.

As inscrições para participar do evento ainda podem ser feitas pelo site do Muticom. “Desta forma desejamos convidar a todos que desejarem e puderem a participarem do 10º Muticom. Será com certeza um momento especial de partilha, troca de saberes e crescimento no uso da comunicação e dos modernos meios de comunicação para a evangelização e o anuncio de boas notícias que gerem mais comunhão e progresso ao ser humano. Devemos fazer logo nossa inscrição e garantir a participação neste evento tão importante da comunicação na vida da Igreja”, exorta padre Ivanor.

Confira, abaixo, o vídeo de divulgação do evento:

 Fonte: CNBB

Papa: “Cristãos olhem para o Céu e anunciem Jesus ao mundo”

missa matutina na capela da Casa Santa Marta e na homilia, afirmou que “as Escrituras nos indicam três pontos de referência no caminho cristão”.

O primeiro é a memória. Jesus ressuscitado diz aos discípulos que o precedam na Galileia: este foi o primeiro encontro com o Senhor. E “cada um de nós tem a sua própria Galileia”, aquele lugar aonde Jesus se manifestou pela primeira vez, o conhecemos e “tivemos a alegria e o entusiasmo de segui-lo”. Para ser um bom cristão, precisamos sempre nos lembrar do primeiro encontro com Jesus ou dos seguintes”. Esta é “a graça da memória”, que “no momento da provação, me dá a certeza”.

O segundo ponto de referência é a oração. Quando Jesus sobe ao Céu, ele não se separa de nós: “fisicamente sim, mas fica sempre ligado, para interceder por nós. Mostra ao Pai as chagas, o preço que pagou por nós e pela nossa salvação”. Assim, “devemos pedir a graça de contemplar o Céu, a graça da oração, a relação com Jesus na oração que neste momento nos ouve, está conosco”:

“Enfim, o terceiro: o mundo. Antes de ir, Jesus diz aos discípulos: ‘Ide mundo afora e façam discípulos’. Ide. O lugar dos cristãos é o mundo no qual anunciar a Palavra de Jesus, para dizer que fomos salvos, que Ele veio para nos dar a graça, para nos levar com Ele diante do Pai”.

Esta é – observou Francisco – a “topografia do espírito cristão”, os três lugares de referência de nossa vida: a memória, a oração e a missão; e as três palavras de nosso caminho: Galileia, Céu e Mundo:

“Um cristão deve agir nestas três dimensões e pedir a graça da memória: “Que não me esqueça do momento que me elegeu, que não esqueça do momento em que nos encontramos”, dizendo ao Senhor. Depois, rezar e olhar ao Céu, porque Ele está ali para interceder. Ele intercede por nós. E depois, sair em missão… não quer dizer que todos devem ir ao exterior; ir em missão é viver e dar testemunho do Evangelho; é fazer saber aos outros como é Jesus. Mas fazer isso com o testemunho e com a Palavra, porque se eu falar como Jesus e como a vida cristã, mas viver como um pagão, não adianta. A missão não funciona”.

Se, ao contrário, vivermos na memória, na oração e em missão – concluiu Francisco – a vida cristã será bela e também alegre:

“E esta é a última frase que Jesus nos diz no Evangelho de hoje: “Naquele dia, no dia em que viverem a vida cristã assim,  vocês saberão tudo e ninguém poderá lhes tirar a alegria”. Ninguém, porque terei a memória do encontro com Jesus e a certeza que Jesus está no Céu e intercede por mim, está comigo, eu rezo e tenho a coragem de dizer, de sair de mim, dizer aos outros e dar testemunho com a minha vida que o Senhor ressuscitou, está vivo. Memória, oração e missão. Que o Senhor nos dê a graça de entender esta topografia da vida cristã e seguir adiante com alegria, aquela alegria que ninguém pode nos tirar”.

Fonte: Rádio Vaticana

GOTH’s promove 11ª Caminhada com Maria

O Grupo de Oração Terço dos Homens (GOTH’s) realizará no dia 28 de maio a 11ª Caminhada com Maria. A atividade faz parte da programação do Mês Mariano (maio) e terá início às 6h com o Ofício da Imaculada Conceição, na matriz da paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Imbuí). Às 7h será celebrada a Missa, seguida de café da manhã partilhado.

Logo após a Celebração Eucarística, os fiéis sairão em procissão até o Santuário Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, localizado na Estrada do Curralinho, no bairro do Stiep.

Judaísmo e Cristianismo serão abordados em conferência no Instituto Feminino da Bahia

O Instituto Feminino da Bahia, a Academia de Medicina da Bahia e o Núcleo Ciência, Cultura e Fé promovem a Conferência “Judaísmo e Cristianismo: percepções antropológicas”, com a professora Eliane Azevêdo. O evento será no dia 1º de junho, às 17h, na sede do Instituto Feminino (rua Monsenhor Flaviano, nº 2, Politeama). A entrada é gratuita e o local dispõe de estacionamento.

Participam, ainda, a diretora executiva do Instituto Feminino da Bahia, Consuelo Medauar, o presidente da Academia de Medicina da Bahia, Almério Machado, e a representante da Coordenação do Núcleo Ciência, Cultura e Fé, Célia Maria Leal Braga.

Dom Murilo Krieger ordenará cinco novos sacerdotes neste sábado (27)

No dia 18 de março os futuros sacerdotes receberam a Ordenação Diaconal

No próximo sábado, dia 27 de maio, a Arquidiocese de Salvador receberá cinco novos padres. Na ocasião, os diáconos transitórios Diego Jesus, Gabriel Mota, Gabriel Vila Verde, Genivaldo Cunha e Paulo Roberto Reis serão ordenados sacerdotes pelas mãos do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 9h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima (avenida Leovigildo Filgueiras, 683, Garcia).

No dia 28 de maio, cada padre recém-ordenado celebrará a primeira Missa em suas comunidades de origem. Acompanhe a programação:

*Padre Diego Jesus: Igreja do Divino Espírito Santo (Praia de Ipitanga), às 7h30;

*Padre Gabriel Mota: Igreja Matriz da paróquia São Gonçalo do Retiro, às 10h;

*Padre Gabriel Vila Verde: Igreja Matriz de São Gonçalo Bartolomeu (Maragogipe), às 9h;

*Padre Genivaldo Cunha: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Governador Mangabeira), às 15h;

*Padre Paulo Roberto Reis: Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, às 8h.

Sacramento da Ordem

O sacramento da Ordem possui três graus: no primeiro está o diaconato, que é caracterizado pelo serviço. O diácono é aquele que se coloca a serviço do altar, dos órfãos e dos mais pobres. O segundo grau é caracterizado pelo presbiterato, que é aquele que colabora com o bispo. Aqui o sacerdote alcança a dimensão da Eucaristia, a dimensão da Palavra. Já o terceiro grau é o episcopado, que é a plenitude do sacramento da Ordem; é a representação dos apóstolos. São eles os responsáveis pela Igreja e por levar a mensagem de Jesus.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, “a Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos: é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. E compreende três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconato”.

Pastoral Carcerária capacita novos agentes

Com o tema “Porque estive preso e vieste me visitar” (Mt 25, 36), a Pastoral Carcerária realizará capacitação para novos agentes. O encontro acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, das 7h30 às 17h30, na Casa de Encontros das Irmãs Mercedárias (rua Lydio Mesquita, 68, Rio Vermelho, ao lado da Escola Medalha Milagrosa). Mais informações pelo telefone (71) 4009-6681.

Dom Marco Eugênio conduzirá Encontro de Liturgia na Conceição da Praia

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, conduzirá o Encontro de Liturgia promovido pela Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. A atividade será no dia 3 de junho, das 9h às 12h. Mais informações pelos telefones (71) 3243-7219 / 3038-6254.

Comunidade Shalom realiza Seminário de Vida no Espírito Santo

[Clique na imagem para ampliar]

Nos dias 10 e 11 de junho, a Comunidade Católica Shalom promoverá o Seminário de Vida no Espírito Santo para públicos de todas as idades, com o tema: Recomeçar! O evento será realizado na paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, localizada na avenida Centenário (em frente ao Shopping Barra), iniciando-se a partir das 14h no dia 10 e das 8h no dia 11 de junho. As inscrições custam R$ 5 e podem ser realizadas no local.

Mais informações pelos telefones (71) 98893-5953 / 99251-3604.

Livraria Paulinas sedia seminário gratuito sobre Gestão

“Fraudes e Governança nas Instituições Católicas” é tema central do evento do AXIS INSTITUTO, que ocorrerá no dia 8 de junho, na Livraria Paulinas (avenida Sete de Setembro, 680 – Dois de Julho). O encontro gratuito e exclusivo para os religiosos consagrados será das 9h30 às 17h no auditório da livraria. Os interessados em participar devem enviar e-mail para comunicacao@axisinstituto.com.br .

Os assessores Dr. Sebastião V. Castro (doutor em Políticas Públicas; Visiting Scholar – University of Colorado (USA)) e Márcio Moreira (mestre em Finanças, pós-graduado em Auditoria Externa, especialista em gestão tributária e gestão financeira) conduzirão o seminário que antecederá o lançamento do livro “Gestão de Pessoas em Instituições Confessionais”. Mais informações pelo site www.axisinstituto.com.br

Profissionais de escolas católicas se encontram amanhã (26)

Com o objetivo de oferecer um espaço de formação, debate e troca de experiências, bem como para a apresentação de trabalhos aos gestores das instituições católicas da Bahia, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) realizará o Fórum Estadual de Mantenedoras nesta sexta-feira (26). A atividade terá início às 13h, no auditório do Instituto Social da Bahia (ISBA), em Ondina. Na ocasião será abordado o tema “E-social: benefícios e desafios para as instituições de educação”.

A palestra será conduzida pelo contador e pioneiro do projeto SPED no Distrito Federal, Angelo Márcio Leandro da Costa. Participam do evento diretores, gestores das mantenedoras, superiores das congregações, administradores, assistentes sociais, contadores e ecônomos. Mais informações pelo site www.anec.org.br/eventos


Cúria Metropolitana Bom Pastor - Av. Leovigildo Filgueiras, 270 - Garcia, CEP: 40.100-000 - Salvador -Ba. Tel.: (71) 4009-6666 | contato@arquidiocesesalvador.org.br
Scroll To Top