Cardeal Dom Sergio da Rocha ordenou dois novos diáconos transitórios para a Arquidiocese de Salvador

A manhã deste sábado (17) foi marcada pela emoção. No primeiro santuário do mundo dedicado à Santa Dulce dos Pobres, em Salvador, os jovens Deivisson Conceição Batista e Rafael de

A manhã deste sábado (17) foi marcada pela emoção. No primeiro santuário do mundo dedicado à Santa Dulce dos Pobres, em Salvador, os jovens Deivisson Conceição Batista e Rafael de Freitas Pereira deram mais um passo rumo ao sacerdócio e receberam a Ordenação Diaconal pelas mãos do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. A Celebração Eucarística teve início às 9h e foi concelebrada pelos bispos auxiliares e por padres da Arquidiocese de Salvador.

“O diácono é chamado a ser servidor de todos, mas, especialmente, dos mais pobres e sofredores, como nos recorda o livro dos Atos dos Apóstolos, ao relatar a instituição dos sete, reconhecidos como os primeiros diáconos da nossa Igreja. A Igreja Primacial do Brasil, aqui reunida, repete aquele gesto apostólico, confiando a estes nossos dois irmãos o Ministério Diaconal, suplicando a Deus que eles estejam sempre cheios do Espírito Santo e de sabedoria, como os primeiros diáconos, para se tornarem verdadeiros servidores de Cristo e da Igreja”, afirmou Dom Sergio nesta que foi a primeira Ordenação presidida por ele nesta Igreja Particular.

Após a Proclamação do Evangelho, os candidatos ao diaconado foram chamados pelo nome e apresentados ao Arcebispo pelo reitor do Seminário São João Maria Vianney, padre Gil André Peixinho. Em seguida, o Cardeal proferiu a homilia, destacando o compromisso que, hoje, foi assumido pelos neo-diáconos, que devem estar configurados ao Cristo Servo. “Sendo, geralmente, breve o tempo da experiência diaconal para os que serão ordenados presbíteros, é preciso redobrar os esforços para vivê-lo ainda mais intensamente através do tríplice serviço confiado aos diáconos: da caridade, do altar e da Palavra”, disse.

Terminada a homilia, os jovens Deivisson e Rafael exprimiram o propósito de exercerem o Ministério Diaconal em conformidade com a vontade de Cristo e da Igreja, sob a orientação do Arcebispo, a quem juraram obediência. Após a recitação da Ladainha de Todos os Santos, Dom Sergio impôs as mãos sobre as cabeças dos ordenandos.

As vestes diaconais que estavam nas mãos da mãe e da irmã dos jovens foram levadas até cada um deles, para que fossem vestidos, com a ajuda de sacerdotes. Já ordenados, os neo-diáconos receberam o Evangeliário, que é o livro dos Evangelhos. “Ao término de uma formação inicial, nós apresentamos para a Igreja mais dois jovens, que são o Deivisson e o Rafael. Para nós, é uma alegria, porque constata que Deus ainda continua chamando e a missão Dele ainda é muito grande. Nós jamais estaremos sós na missão, pois Deus sempre irá suscitar e chamar pessoas novas, para que possam, com entusiasmo, levar essa mensagem do Evangelho, que é a mensagem da salvação para toda a humanidade. Então, nestes tempos difíceis que estamos vivendo, para nós é sempre sinal de uma grande esperança: o Reino de Deus será instaurado no meio de nós, porque Ele assim o quer, e a prova é que hoje a Igreja consagra dois servos, diáconos, para colaborar na construção desse Reino de amor e de paz”, disse o padre Gil André.

Para o neo-diácono Rafael Pereira, a confirmação da vocação pela Igreja é um sinal da bondade e do amor de Deus. “As emoções estão à flor da pele. Há dias eu vinha me preparando para esse momento tão especial na minha vida. Hoje se confirma o chamado do Senhor e hoje a Igreja confirma a nossa vocação. A partir deste terceiro grau do ministério ordenado, com grande alegria e gratidão a Deus, damos mais um passo e, com a graça Dele, em breve será a Ordenação Presbiteral. A vocação não é simplesmente uma expressão humana, mas é sinal de Deus entre os homens. Então, o meu coração hoje transborda de felicidade”, contou.

“É uma emoção muito grande porque, de fato, eu vou confirmando o chamado que Deus fez em minha vida. Então, hoje o que passa em minha cabeça e em meu coração são sentimentos de alegria, de felicidade e de responsabilidade por saber aquilo que a Igreja está me confiando. Então, eu estou muito feliz, pois sei que estou respondendo ao chamado que Deus me fez”, declarou o neo-diácono Deivisson.

Antes da bênção final, os mais novos diáconos transitórios da Arquidiocese de Salvador ofertaram flores à Nossa Senhora e, diante da imagem da Imaculada Conceição, rezaram a Salve Rainha.

Para conferir outras fotos, clique aqui!

Texto e fotos: Sara Gomes

Compartilhar:

Categorias

Veja também

Sacramentos

Horários de

Missa

Ano Jubilar

Notícias relacionadas

Caminhada Penitencial reuniu cerca de 300 mil pessoas

Antes mesmo do amanhecer deste domingo (8), milhares de fiéis já se concentravam no bairro do Comércio, em Salvador, movidos por um mesmo propósito:

Abertura do processo licitatório destinado à recuperação do telhado da Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição da Lapa foi autorizada

Na oportunidade, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia esteve representada pelo Irmão Jorge Mendes, vice-coordenador da Comissão Arquidiocesana de Bens Culturais da Igreja

Diácono Emanuel Nonato assumiu a coordenação da Pastoral Arquidiocesana da Cultura

A Pascult integra o Vicariato Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação

Centro Comunitário da Pituba inscreve para três cursos voltados à formação e à capacitação de jovens e adultos

A iniciativa contempla Capacitação para Cuidadores de Idosos e cursos de Alfabetização para Adultos e de preparação para o Encceja

Continue navegando