Conselho Arquidiocesano de Pastoral aconteceu nesta sábado (24)

Na manhã deste sábado, 24 de fevereiro, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, realizou uma reunião com os membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, formado pelos bispos auxiliares, vigários episcopais e forâneos, além de coordenadores das pastorais. A atividade aconteceu no Centro Arquidiocesano de Pastoral, da Cúria Metropolitana de Salvador.

Ao lado de Dom Sergio estava o vigário episcopal para a Pastoral, padre Edson Menezes da Silva, e a organização do encontro contou com a contribuição do secretário de Pastoral, padre Ailan Simões. Entre os temas abordados estiveram a Assembleia Arquidiocesana, o caminho sinodal e o Ano da Oração em preparação ao Jubileu da Esperança.

Sobre a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada anualmente, Dom Sergio destacou que o desafio é fazer o caminho como parte de um processo, e não um evento. “Há um risco de achar que quando se fala de planejamento, se pensa apenas naquele dia e não em um processo”, afirmou o Cardeal.

Dom Sergio falou ainda sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que devem orientar toda a ação. “Nós precisamos entender que a ação missionária não pode se restringir ao âmbito territorial, mas sim que precisa ir para além da paróquia. A realidade urbana é complexa e plural e não deve se limitar. Nenhuma região deve ficar sem a presença da Igreja”, asseverou o Cardeal.

Nesta reunião também foi apresentada a síntese das Prioridades Pastorais que estão sendo trabalhadas, que são os pilares do Pão, da Caridade, da Missão e da Palavra. Além disso, o sacerdote destacou os materiais preparados pela Arquidiocese neste caminho sinodal.

Fotos: Sara Gomes