Vaticano confirma visita do Papa a ilha grega de Lesbos

O Vaticano confirmou hoje que o Papa vai visitar os refugiados da ilha grega de Lesbos na companhia do patriarca de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu, a 16 de abril. Os

Ilha de LesbosO Vaticano confirmou hoje que o Papa vai visitar os refugiados da ilha grega de Lesbos na companhia do patriarca de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu, a 16 de abril.

Os dois líderes cristãos e o arcebispo ortodoxo de Atenas, Jerónimo II, “vão encontrar-se com os refugiados ali hospedados”, refere a nota oficial da sala de imprensa da Santa Sé.

Francisco regressa assim a uma ilha-símbolo da crise dos refugiados e migrantes que procuram chegar à Europa, depois de ter estado em Lampedusa (Itália), em 2013.

“Acolhendo os convites de sua santidade Bartolomeu, patriarca ecuménico de Constantinopla, e do presidente da República da Grécia, sua santidade Francisco vai deslocar-se a Lesbos no sábado, 16 de abril de 2016”, anuncia o Vaticano.

O Patriarcado de Constantinopla já tinha adiantado a realização da viagem, uma iniciativa que visa “inspirar a implementação de ações apropriadas para a proteção das comunidades cristãs em sofrimento” e uma “resposta adequada à situação crítica dos refugiados”.

O jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, fala da ilha de Lesbos como a “Lampedusa do Egeu” eassinala que a visita do Papa e de Bartolomeu quer ser “uma resposta cristã à tragédia que está a acontecer”.

O anúncio da visita, acrescenta o jornal, “rasgou o véu da indiferença que caiu nas últimas semanas” sobre estas populações.

O presidente grego Prokópis Paulópoulos escreveu uma mensagem ao Papa, publicada no site ‘Dogma.gr’, considerando que a visita vai “melhorar consideravelmente o esforço para compreender o drama dos refugiados”.

“O drama dos refugiados que buscam a humanidade e a solidariedade de todos aqueles que assumem os valores morais da nossa cultura, coloca cada ser humano diante de suas responsabilidades”, escreve.

A Organização Internacional para Migrações (OIM) revelou que mais de 172 mil migrantes e refugiados chegaram à Europa pelo mar em 2016, até ao início de abril.

Segundo o presidente da Conferência Episcopal da Grécia, D. Franghiskos Papamanolis, a visita do Papa vai ser “altamente significativa”, pois a situação na ilha de Lesbos é “explosiva”.

Fonte: Agência Ecclesia

Compartilhar:

Categorias

Veja também

Sacramentos

Horários de

Missa

Ano Jubilar

Notícias relacionadas

Programa Oração Por Um Dia Feliz – 28.04.2026



Confira fotos do Dia Mundial de Oração pelas Vocações (DMOV)

No 4º Domingo da Páscoa, conhecido como Domingo do Bom Pastor – este ano em 26 de abril -, a Igreja celebrou o Dia

Na Arquidiocese de Salvador, Domingo do Bom Pastor reuniu fiéis em oração pelas vocações

No Santuário Eucarístico do Coração de Jesus, os fiéis permaneceram em adoração ao Santíssimo Sacramento

Paróquia Ascensão do Senhor acolhe apresentação do Festival de Corais Lusófonos

Aberta ao público, a apresentação promete proporcionar uma experiência marcada pela beleza do canto coral e pela vivência comunitária

Continue navegando