Arquidiocese de Salvador, através da Pastoral do Migrante, esteve representada no 1° COMIGRAR

A Pastoral do Migrante da Arquidiocese de São Salvador da Bahia esteve representada na 1a Conferência Estadual de Migrações e Refúgio Apatridia (COMIGRAR), que aconteceu na capital baiana nos dias 4 e 5 de abril.

A atividade internacional foi um momento histórico na articulação de políticas públicas para migrantes e refugiados. Ao todo, o encontro contou com 225 representações de Organizações Não-governamentais (ONGs) ligadas à agenda, ao Poder Público, à sociedade civil, universidades e imigrantes. Organizada por uma Comissão coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a Conferência Estadual de Migração servirá para a escolha das propostas e das(os) delegadas(os) da etapa nacional, que acontecerá em Foz do Iguaçu, em junho deste ano.

Entre os presentes, 71 imigrantes das nacionalidades Angola, Cabo Verde, Moçambique, Venezuela, Bolívia, Guiné Bissau, Haiti, Nigéria, Ucrânia, Timor Leste, Holanda, Somália, França, Egito, Marrocos, Paquistão e Togo, residentes nos municípios baianos de Salvador, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Camaçari, Conde, São Francisco do Conde, Una, Feira de Santana, Ilhéus, Valença, Simões Filho, Itabuna, Alagoinhas e Barreiras, marcaram presença no debate.

O COMIGRAR teve como eixos temáticos: Igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; Enfrentamento a violações de direitos; Governança e participação social; Regularização migratória e documental; e Interculturalidade e diversidades.