Campanha da Fraternidade 2024 foi apresentada em coletiva de imprensa

Nesta Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, no país, mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF), que este ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”; e como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8). Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, a concreta proposta foi apresentada em coletiva de imprensa, realizada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador [clique aqui e confira a reportagem].

Durante o evento, o Cardeal Dom Sergio da Rocha afirmou que a Campanha da Fraternidade é sempre um tempo especial de vivência da Quaresma. “Significa que, ao vivenciar a fraternidade, a amizade social, tema deste ano, nós temos uma ocasião especial de vivência do amor ao próximo ou da caridade para com o próximo mais sofredor que está no coração de cada Campanha da Fraternidade. A Campanha da Fraternidade está buscando contribuir para a superação das atitudes que não são condizentes com a vida cristã, nem com a dignidade da pessoa humana. Nós precisamos superar, cada um procurando fazer o que está ao seu alcance, procurando vivenciar o amor ao próximo sem excluir ninguém, com respeito, com diálogo, nos diversos ambientes onde nós vivemos”, afirmou Dom Sergio.

Ao lado do Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, estiveram o bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho; o diretor executivo da Ação Social Arquidiocesana (ASA), cônego José Carlos Santos Silva; e Joice Santana, membro da coordenação colegiada da Cáritas Regional Nordeste 3. “A Cáritas, desde a sua fundação, tem como DNA esse olhar para fraternidade e amizade social, porque desde o início, há quase setenta anos, quando ela foi fundada, foi justamente a partir desse olhar, de que para construir uma sociedade melhor era preciso estar atenta e escutando as realidades locais. Então, para nós esse tema está muito relacionado a essa essência. Ao mesmo tempo a Cáritas faz um diálogo externo com as instituições, organismos e até mesmo com o sistema de justiça, o sistema de direitos, para garantir que as pessoas tenham seu direito humano, que é previsto por lei e garantido, mas ao mesmo tempo também que ela se sinta percebida enquanto pessoa na sua dignidade”, disse Joice.

Com o olhar voltado para o amor que une todas as pessoas, independente das diferenças que as cercam, a Campanha da Fraternidade 2024 interpela cada um “à comunhão e solidariedade, mostrando que a conversão passa pela experiência da humildade, da aceitação do outro e da alegria do encontro que vem da ressurreição, como Jesus que pergunta a Pedro: ‘Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes??’ e Pedro responde: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo’ (Jo 21, 15)”, conforme apontado no Texto-base.

“A Campanha nos convida a um desafio. Ela nos desafia a adentrar um tema que é vivido hoje pela sociedade brasileira e que precisa que a Igreja esteja presente na realidade, que esteja em saída, indo ao encontro das situações que estamos vivendo, dessa polarização, desse cancelamento, desse egoísmo exacerbado. A Igreja precisa estar presente e ir ao encontro dessas realidades para pelo menos provocar a reflexão. Então é preciso que a gente assuma essa campanha com bastante coragem, aceitando o desafio, para que possamos plantar, semear e ir semeando”, afirmou o cônego José Carlos.

Fotos: Sara Gomes