Laudate Te Deum

Cardeal Dom Sergio da Rocha

Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil

Durante os seus 10 anos de pontificado, o Papa Francisco tem sido uma das lideranças mundiais mais respeitadas, não somente pela sua fecunda atuação na Igreja, mas também pela sua atenção permanente aos problemas sociais que afetam a humanidade, contribuindo para a promoção da paz, da justiça e da fraternidade, com especial empenho pelos migrantes e refugiados, pelos pobres e fragilizados.

Dentre os temas que o Papa mais tem desenvolvido, estão os de cunho socioambiental, ecológico, tendo dedicado uma encíclica, isto é, um dos principais documentos do Magistério, denominada Laudato Si, sobre “o cuidado da casa comum”, numa perspectiva de ecologia integral. Desde o seu lançamento, há oito anos, a Laudato Si tem sido uma referência fundamental para o estudo e a reflexão sobre a preservação do meio ambiente.

Recentemente, dia 04 de outubro, festa de São Francisco de Assis, o Papa Francisco publicou uma Exortação Apostólica denominada Laudate Deum, conforme o costume de se empregar as primeiras palavras do texto, cujo significado é “Louvai a Deus”. Este documento integra a Doutrina Social da Igreja, conjunto de ensinamentos sobre as questões sociais, compreendidas com a contribuição das ciências e iluminadas pela fé. É importante ter presente que a fé e a vida cristã não se reduzem ao âmbito pessoal ou ao interior da Igreja, mas devem ser vividas nos diversos âmbitos da vida social, política, econômica e cultural. Segundo as palavras de Jesus, os cristãos são chamados a serem “sal da terra” e “luz do mundo”. Por isso, faz parte da missão da Igreja iluminar a vida social com a luz do Evangelho, oferecendo princípios e critérios orientadores.

O novo documento pretende desenvolver e completar um tema de grande atualidade e urgência, já presente na encíclica Laudato Si, a grave crise climática, com o aumento da temperatura global. O “aquecimento global” fez parte da temática da Campanha da Fraternidade no Brasil, em 2011, e tem sido objeto de estudos e de inúmeras notícias. O alerta sobre os efeitos deste grave problema que afeta a casa comum, que é o planeta, e a família que nela habita, a humanidade, não tem sido levado a sério. Infelizmente, ainda é grande o desinteresse ou a desinformação sobre o grave problema dos impactos das mudanças climáticas, tristemente negado por muitos, apesar dos estudos científicos e das evidências. As iniciativas de governos e organismos internacionais são indispensáveis.

É importante ler a Laudate Deum para conhecer, refletir e agir com maior responsabilidade na preservação da vida e do meio ambiente. É preciso interessar-se pelo problema e repensar o estilo de vida, enquanto há tempo, a fim de poder “louvar a Deus por todas as suas criaturas”, não somente pela oração, mas pelo cuidado responsável da natureza.

*Artigo publicado no jornal A Tarde, em 8 de outubro de 2023