Mês da Bíblia: fique por dentro – parte III

Pascom – Qual a origem da Bíblia? Como os livros foram reunidos?

Padre Carlos André – A origem da Bíblia está na vontade divina de comunicar-se, de suscitar o amor revelando seu cuidado por nós. As histórias que lemos na bíblia falam disso, do cuidado de Deus. Aquele povo de quem a Bíblia conta a história viveu uma experiência intensa de libertação e percebeu que diante da sua impotência somente a força divina o teria salvo da morte, isso é contado como a fuga do Egito, lugar da escravidão e da morte. Daí em diante, cada nova situação vivida passou a ser interpretada à luz dessa memória: nosso Deus é o Deus da vida, ele nos libertou da escravidão. Por isso, cada vez que o povo deixava de cuidar uns dos outros e aumentava a injustiça, os profetas advertiam: Deus nos salvou a todos, se nos afastarmos uns dos outros é dele que nos afastamos e seremos de novo escravizados.

Pois foi isso que aconteceu! O povo foi levado prisioneiro para a Babilônia e suas cidades destruídas. Os livros dos profetas nos contam detalhes dessa fase da história do povo. Foi nesse momento que a Bíblia como a temos hoje começou a se formar. Era preciso conservar a memória dos acontecimentos que levaram a perder o que Deus os havia levado a conquistar. Mas era preciso também recuperar a memória da primeira vez que Deus os libertou para que não perdessem a esperança no seu amor misericordioso. Deste modo se entende que o primeiro livro das nossas Bíblias, o livro de Gênesis, não foi o primeiro a ser escrito.

A longa história de formação dos livros da Bíblia refletem sobre o longo caminho de compreensão das respostas de Deus ao questionamentos que iam surgindo: Se o Deus da vida nos salvou, ele também nos criou? Se ele fez tudo bom por amor, por que sofremos e porque morremos? Quem foi o primeiro a escutar sua voz? Que sinais ele nos dá do seu amor? Isso tudo vamos encontrar na bíblia em forma de reflexões sobre a vida e a história de Deus com o povo. Quando tudo isso terminou? nunca!

Até hoje temos as mesmas perguntas, mas por volta do ano 200 antes de Cristo os livros do Antigo testamento já tinham se formado e eram os que Jesus e os discípulos dispunham. Depois, com a ressurreição de Jesus os discípulos passaram a ler de novo tudo com outros olhos, com o olhar da experiência de Jesus e descobriram que Deus havia antecipado através dos profetas tudo o que Jesus fez, então disseram: Jesus é o Senhor, o Filho que haveria de vir ao mundo e que estava junto do Criador desde o princípio! Graças ao Antigo Testamento a ressurreição de Jesus foi compreendida como o cumprimento da Palavra de vida que estava presente desde o início.

Então vieram os textos do Novo Testamento contando como tudo aconteceu a partir de Jesus. Embora muito mais tenha sido escrito, o ultimo livro da Bíblia se formou em torno do ano 120 depois de Jesus. Mas para não esquecer que a impressão de livros só foi possível no século XIII, a Bíblia como a conhecemos hoje só existe a partir disso, antes era muito raro alguém possuir todos os rolos dos livros da Bíblia por ser muito caro. A igreja Católica possui desde o século IV a lista definitiva dos livros sagrados presentes na Bíblia.