Padre Ailan Simões Costa foi apresentado como capelão da Igreja Sagrada Família

A Igreja Sagrada Família, da Cúria Metropolitana Bom Pastor, acolheu hoje, 1º de outubro, o novo capelão: padre Ailan Simões Costa. A Santa Missa com a a apresentação do sacerdote teve início às 7h, e foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Dorival Barreto.

Logo no início da Celebração Eucarística, o diácono transitório Jorge Valois leu a provisão, documento que declara e apresenta o que compete ao ao padre Ailan na missão assumida. “Que o Senhor o abençoe, padre Ailan, nessa sua nova missão”, disse Dom Dorival que, logo em seguida, abraçou o sacerdote, bem como o entregou as chaves da Igreja e do sacrário. A partir de agora, o padre Ailan é o responsável por ministrar os Sacramentos, promover o culto e zelar pelo templo.

Breve história

Localizada no complexo da Cúria Metropolitana de Salvador, a história da Igreja Sagrada Família teve início em 1895, quando o terreno foi doado pelo Conde Pereira Marinho às Irmãs do Bom Pastor, com o objetivo de que fosse construída uma escola. Porém, esta congregação residiu por pouco tempo no local, chegando logo em seguida as Irmãs de Santa Dorotéia. Estas religiosas passaram a pedir doações das famílias que moravam no bairro (Garcia), para que fosse possível a construção de uma capela.

Entre os elementos que chamam a atenção dos fiéis que adentram o templo estão os vitrais, da autoria de Charles Lorin, pintor e fabricante de vidro francês, que utilizava técnicas já superadas.

Sempre com as portas abertas, esta Igreja já funcionou como Capela do Asilo Conde Pereira Marinho, de um orfanato e, posteriormente, do Colégio das Irmãs Dorotéias. É importante destacar que o templo também foi a Capela do Seminário Central da Bahia, quando este funcionou onde atualmente é o prédio administrativo da Cúria.

O estilo Neogótico, que predomina na Igreja Sagrada Família, é uma ordem artística originada em meados do século XVIII, que buscou reviver o último grande estilo artístico da Idade Média, o Gótico. Entre os séculos XII e XV, o estilo Gótico exaltou a religiosidade, aproximando os homens do céu a partir da verticalidade, dando a sensação de que havia diminuído a distância entre os homens e Deus. A grandiosidade dos templos com este estilo mostra a influência dos arcebispos e o poder de uma sociedade que financiaria a construção destas obras de arte arquitetônicas.

Fotos: Sara Gomes