Seminário promovido pela ASA prepara comunidade para o serviço

DSC03103

Com o objetivo de preparar a comunidade para para o serviço a partir do tema e do lema da Campanha da Fraternidade desse ano, aconteceu no último domingo (08) o Seminário Arquidiocesano Campanha da Fraternidade 2015. Realizado no Instituto Nossa Senhora da Salette, no bairro dos Barris, o evento organizado pela Ação Social Arquidiocesana – ASA, recebeu cerca de 500 pessoas, entre leigos e religiosos.

Padre José Carlos, coordenador do encontro, viu o seminário como uma oportunidade de refletir sobre a realidade. “A intenção é dar às paróquias subsídio para que possam, na suas respectivas realidades, colocar em prática a Campanha da Fraternidade, através do que a CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil] oferece, motivando uma reflexão mais aprofundada da realidade”, explica.

Maria Helena Belos

O evento teve início às 8h30 com a oração inicial e animação da Banda Terraço de Deus. Em seguida, padre José Carlos apresentou as interações sobre o tema.

A coordenadora diocesana da Pastoral da Aids, Maria Helena Ramos Belos, que participa todo ano do seminário, vê o lema da Campanha como alicerce para o desenvolvimento dos trabalhos pastorais. “O lema da Campanha, ‘Eu vim para servir’, possibilita você a refletir várias ações que pode realizar em sua pastoral ou paróquia. Qual a minha missão na pastoral que faço parte? A partir desse questionamento vamos elaborando algumas ações. É importante fazer essa reflexão sobre as ações, porque o seminário abre seus olhos para vários aspectos do seu serviço e dá um suporte de informações sobre a igreja desde a sua fundação até hoje”, conta.

A Campanha da Fraternidade desse ano faz uma reflexão sobre os ensinamentos do Vaticano II, que convida a Igreja a ser atuante e  participativa, consoladora, misericordiosa e samaritana. Entre os assuntos abordados no seminário estão: fazer memória do caminho percorrido pela igreja e sociedade; apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da Doutrina Social da Igreja; identificar as questões desafiadoras da evangelização da sociedade; aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa; buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo e optar pelos pobres, com o intuito de buscar pela construção de uma sociedade mais justa.

padre José Carlos

“Acredito que o seminário nos convida a tomar consciência de que somos um corpo e vivemos em uma realidade que interagimos como cristãos, onde sofremos e somos sujeitos e ao mesmo tempo espectadores das dores e lágrimas, alegrias e felicidades. O ministério vai nos ajudar a ouvir essas necessidades”, explica padre José Carlos.

Os três pilares discutidos no seminário foram o marco situacional – ver; o iluminativo – julgar; e o marco operativo – agir. A animada dona Maria Helena, diz sair do encontro renovada e pronta para o agir. “Esse seminário é uma revitalização da nossa caminhada, da nossa fé. Um estímulo para que saiamos daqui renovados e coloquemos em prática tudo o que aprendemos”, diz.

O evento encerrou às 16h com a Santa Missa celebrada pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.