Revista PRIMAZ: 5ª edição já pode ser conferida!

Deus é bom! É com esta certeza que chegamos à quinta edição da nossa Revista Primaz. O caminho percorrido até aqui não foi fácil, mas, graças ao Deus de amor e de misericórdia, e à bondade de tantos irmãos e irmãs, ele se tornou possível. A cada trimestre, preocupamo-nos com o conteúdo que chegará até você, leitor. E tudo segue sendo preparado com muito carinho. Prova disso é esta edição que você pode conferir na versão digital [clique aqui] e na versão impressa que será distribuída gratuitamente.

Nela, nós queremos mostrar a beleza desta Igreja Particular, formada por pessoas de fé, que não medem esforços para fazer o bem. E, nesta edição, a quinta de muitas que virão, nós trouxemos um pouco da história de uma iniciativa que começa a ganhar forma em Salvador, proposta pela Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da África, os conhecidos padres brancos. Estes sacerdotes, em parceria com instituições e organizações que atuam na defesa de direitos dos menores, estão colocando em prática o projeto Princesa Tamar, que busca conhecer e denunciar a história de tantas crianças e adolescentes vítimas de abusos dentro das próprias casas. Quer saber como funciona este projeto? Confira nas páginas 16, 17, 18, 19 e 20 da nossa revista.

Conviver com pessoas que fazem o bem é bom, não é? Na Paróquia Ascensão do Senhor, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), os paroquianos estão tendo a chance de partilhar a vida e a fé com venezuelanos, que chegaram a Salvador refugiados. Um deles, Ricardo Jesus Ugas Velasquez, concedeu-nos entrevista sobre a acolhida que recebeu ao chegar à nossa Arquidiocese.

Em nossa Arquidiocese, e em todo o Brasil, existe um movimento que está crescendo muito, formado por homens: são os Grupos de Oração Terço dos Homens (GOTH’s). Em Salvador, na região metropolitana e nas Ilhas, o GOTH’s está se fazendo presente nas mais diversas realidades, propagando, incansavelmente, a devoção Mariana. Conheça um pouco mais o serviço dos membros do Terço dos Homens, que atua nas 100 paróquias e na diaconia.

Você sabia que, em Alto de Coutos, o Mosteiro do Salvador, das Monjas Beneditinas está com as portas abertas para meninas e meninos que desejam aprender a dançar balé? Pois é! Lá acontece o projeto Balé Arte que, além de possibilitar o aprendizado deste estilo de dança, também traz imensos benefícios ao estudante, como a elevação da autoestima, por exemplo.

Nesta edição, você encontra, ainda, uma matéria sobre as igrejas Nossa Senhora da Palma, que recentemente passou a ficar sob os cuidados da Fraternidade Samaritanos Beneditinos, e Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, que agora abriga a sede do Apostolado da Oração. Para esta revista, o padre Jonathan de Jesus escreveu um artigo intitulado “Um olhar eclesial sobre o ambiente urbano”, que pode ser conferido na página 14.

Ah! Tem, também, um artigo sobre o bicentenário Seminário, localizado em Salvador: Seminário Central São João Maria Vianney. Um texto escrito pelos seminaristas Igor Gonçalves e Bruno Nascimento dos Santos, que conta, brevemente, a história desta Casa de Formação dos Padres. Confira nas páginas 34 e 35.

Boa leitura!