Arcebispo Emérito, Dom Murilo Krieger, marcou presença na AG CNBB

Os arcebispos e bispos eméritos do Brasil também são conclamados a marcar presença durante a Assembleia Geral, que segue até amanhã, 19 de abril, em Aparecida, São Paulo. Do Regional Nordeste 3 estão presentes, desde o dia 10, Dom Murilo Krieger, Dom Giancarlo Petrini, Dom José Palmeira Lessa, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu e Dom Ottorino Assolari.

Na manhã de ontem (17), os prelados eméritos foram recordados, durante a Santa Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, como uma expressão de reconhecimento pelos anos dedicados à serviço da Igreja. Esses líderes, ao atingirem o limite de idade ou renunciarem ao cargo, passam a ser chamados de “eméritos”. O Direito Canônico estabelece a idade de 75 anos para a apresentação da renúncia ao Papa. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no país, atualmente, há 168 bispos eméritos.

Sobre a importância da participação neste encontro que reúne todo o episcopado brasileiro, Dom Murilo, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, afirmou: “Uma Assembleia Geral da CNBB é um momento único na vida da Igreja no Brasil e na vida de cada Bispo. Afinal, anualmente, durante dez dias, Bispos de norte a Sul do Brasil se reúnem para, juntos, se colocarem algumas perguntas no coração: Estamos sendo fiéis ao que o Espírito Santo está nos inspirando? Estamos respondendo devidamente às necessidades da Igreja? Estamos sabendo transmitir ao povo o que recebemos de Jesus? Etc. Nós, Bispos Eméritos, não temos mais a responsabilidade de uma Diocese; continuamos responsáveis, contudo, pela Igreja de Jesus Cristo. E essa responsabilidade levaremos conosco até a morte”.